EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: UMES repudia sucateamento da educação pelo Governo do Estado

A União Maricaense de Estudantes (UMES) emitiu uma nota de repúdio contra o sucateamento da educação estadual após a notícia de que 20 mil estudantes podem ficar fora das salas de aulas neste ano por não ter vagas para todo mundo.

Confira a nota:

“A União Maricaense de Estudantes vem à público manifestar-se o sucateamento da educação pelo Governo do Estado, que ocasionará em o alarmante número de 20 mil estudantes fora das escolas no ano letivo de 2019.
Fato este corroborado pelo fala do Atual Secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, “Infelizmente essa é uma realidade, não tem sala de aula disponível para essas crianças e, por isso, a gente está fazendo todos os esforços para que a gente possa construir escolas, porque infelizmente não foi feito nas gestões anteriores”.
A comunidade escolar não pode ser penalizada pela sucessão de erros que envolvem a gestão anterior e muito provavelmente perdurarão pela atual gestão.

A UMES é uma entidade que passou a protagonizar a luta por uma educação pública de qualidade e por uma sociedade mais justa e igualitária.
Nossas ações possibilitaram experiências e conquistas pedagógicas ainda nunca vistas em nossa cidade. Passamos a atuar e estabelecer diálogos efetivos não apenas com estudantes, mas com gestores, professores e toda a comunidade escolar. Nossas bandeiras de luta avançaram e passamos cada vez mais a fomentar e participar de projetos que estimulem a cultura, arte, a defesa dos Direitos Humanos, esporte e lazer.

No ano de 2018 estivemos reunidos com o então Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro Wagner Victer e posteriormente com o também então Governador do Estado Luiz Fernando Pezão para assinar o termo de compromisso visando a melhoria estrutural das escolas estaduais na cidade de Maricá, a fim de que, nossos jovens e estudantes pudessem ter uma real educação de qualidade.
É evidente a crise que o Estado vem passando nos últimos anos. Não apenas na área da educação, mas também da saúde, da segurança e nas questões sociais. Compreendemos que o estabelecimento da educação pública, de qualidade, gratuita, laica, democrática, socialmente referenciada e isenta de quaisquer formas de discriminação, é importante instrumento de viabilização do direito de cidadania.
Entendemos que o estabelecimento da educação como direito de cidadania só se dará por completo por meio de amplo investimento direto na educação pública. Desta forma, a UNIÃO MARICAENSE DOS ESTUDANTES – UMES, repudia toda e qualquer forma de cerceamento do direito à educação dos nossos jovens.

Nosso posicionamento de apoio é extensivo aos alunos, pais e responsáveis. Nenhum estudante pode ficar sem escola e a UMES lutará para garantir esse direito, o direito à educação. O movimento estudantil mais uma vez em defesa de uma educação de qualidade.
Desta forma, a UMES aguarda o posicionamento da SEEDUC acerca da sua responsabilidade pelos fatos e uma real solução para esses jovens que se encontram sem estudar e suas famílias.
Sendo assim, destacamos que a falta de posicionamento ocasionará um possível ato de paralisação geral nas escolas de Maricá.

Executiva da UNIÃO O MARICAENSE DOS ESTUDANTES – UMES”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo