Início Notícias de Maricá Maricá terá Patrulha Maria da Penha

Maricá terá Patrulha Maria da Penha

(foto: Divulgação / PMERJ)

Maricá irá contar com a ‘Patrulha Maria da Penha’, programa voltado ao socorro de vítimas de violência doméstica. A iniciativa prevista para começar já em junho foi anunciada pelo comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar Sylvio Guerra nesta quinta-feira (2), durante reunião do Conselho de Segurança Pública na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL).

“As patrulhas já existem, mas queremos agora institucionalizar esse programa e ampliar os atendimentos”, afirmou Guerra. Segundo o comandante, as cidades terão à disposição constantemente ao menos uma viatura especializada no combate a violência contra a mulher, contando sempre com uma policial mulher para os atendimentos.

Importada de Curitiba, a experiência da Patrulha Maria da Penha já foi aplicada em algumas cidades do Rio e em outros estados. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o programa foi articulado pela Guarda Municipal, mas em Niterói e Maricá o próprio Batalhão deve assumir essa frente.

“Os detalhes ainda não foram definidos, há um grupo de trabalho planejando o programa. Em breve faremos o lançamento”, completou o comandante. O patrulhamento se junta a uma série de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha para conter o recrudescimento da violência contra a mulher. Segundo o último Dossiê Mulher do Instituto de Segurança Pública (ISP), 71 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado do Rio de Janeiro no ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui