Notícias de Maricá

IDB Brasil manterá esforços para licenciar empreendimento na Restinga de Maricá

Grupo espanhol, que defende projeto sustentável com 6,4% de ocupação predial e criação de segunda maior reserva particular de restinga do Estado, seguirá na busca de todos os meios legais para viabilizar complexo turístico-sustentável

A IDB Brasil, responsável pelo projeto Fazenda São Bento da Lagoa, que está sendo desenvolvido numa área de 840 hectares em Maricá, com apenas 6,4% de ocupação predial, confirmou nesta segunda-feira que manterá todos os esforços legais e legítimos para licenciar e concretizar a implementação do empreendimento.

Na última semana, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) não tinha competência para suspender a liminar que vem obstruindo a construção de projetos na região do empreendimento. Não há, no entanto, qualquer decisão definitiva no sentido de impedir o empreendimento.
O diretor-executivo da IDB Brasil, David Galipienzo, sustenta que a empresa não apenas segue seu interesse em empreender no município, mas garante que, uma vez licenciado, entregará um projeto com padrões de sustentabilidade inéditos no Estado:

– Desenhamos um empreendimento totalmente orientado para o desenvolvimento sustentável, confortavelmente de acordo com as regras do licenciamento ambiental. Seguiremos mais firmes que nunca na missão de entregar a Maricá um projeto inovador, que transformará o turismo, a economia e estimulará o avanço social de Zacarias. Vamos empreender todos os esforços legais e legítimos para levar o licenciamento adiante.
NA FASE DE OPERAÇÃO, PREVISÃO DE GERAÇÃO DE 36 MIL EMPREGOS

O projeto, desenhado para ocupar apenas a área permitida pela legislação ambiental, resguarda a restinga do município com a criação de uma enorme Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a segunda maior do Estado do Rio neste ecossistema, e com a criação de um Centro de Pesquisas Ambientais, que impulsionará estudos para a conservação das espécies mais importantes da região.

A construção do empreendimento vai gerar uma inédita oferta de empregos na região. Só no período de construção, o empreendimento gerará milhares de empregos diretos e indiretos. Já em plena fase operacional, a Fazenda

São Bento da Lagoa prevê gerar maisde 36 mil empregos, dos quais  a metade serão diretos, reforçando sua vocação como um dos principais polos geradores de empregos da região. Para valorizar a mão de obra local, a IDB Brasil vai priorizar a contratação de moradores de Maricá.

O empreendimento mira o avanço social do município: dá escrituras públicas a todos os moradores da comunidade de Zacarias, garante infraestrutura urbana equivalente à do projeto, qualifica os trabalhadores para o turismo, estimula a pesca com equipamentos de apoio e investe na manutenção da cultura local com a construção da Casa do Caiçara.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Esse povinho de Maricá é burro mesmo.
    Que atrativo Maricá tem para interessar um grupo espanhol em um empreendimento auto-sustentavel.
    É burrice não perceber que isso é mentira.
    Esse povo quer é algo mais que esse povinho burro e pobre não enxerga.

  2. os caras mentem tão descaradamente que a própria maquete virtual mostra uma ocupação de cerca de 50% da área, e não de 6% como os destruidores do meio ambiente dizem. Na Restinga nunca mais, que os espanhois comprem praias no seu país e construam lá. Quero ver condeguirem licença pra destruir a natureza como conseguiram comprando políticos aqui.

Botão Voltar ao topo