EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Novas regras para instituições de ensino no Passaporte Universitário

Representantes de instituições de ensino que participam do Passaporte Universitário se reuniram nesta quinta-feira (04/07) com o grupo que administra o programa para debater as novas obrigações estabelecidas. O encontro ocorreu na Casa do Passaporte (antiga Casa Digital), no Centro, e contou com membros das reitorias da Universidade de Vassouras, do Centro Universitário da Serra dos Órgãos (Unifeso), da UniLassale, do CNEC e da Estácio de Sá. Um representante desses reitores será escolhido para integrar o conselho gestor do PU.

Entre os pontos abordados, estavam a ajuda de custo oferecida aos alunos de tempo integral e ex-estudantes da rede pública de ensino, que passa de 3,3 para 6,6 UFIMAS (um valor próximo de R$ 1 mil) quando a distância entre a residência do aluno e o campus for igual ou maior que 80 quilômetros. A instituição também irá oferecer duas bolsas de estudos para servidores públicos e cada 50 alunos matriculados. Os critérios para utilização das bolsas ainda serão definidos.

Outra regra determina que, a cada 500 alunos matriculados, a universidade deverá montar um escritório em Maricá para atender aos alunos, com o compromisso também de contratar três funcionários com os seguintes perfis: pessoa acima de 60 anos, pessoa com deficiência e egressa do sistema penitenciário. Neste caso, haverá uma seleção por parte das instituições.

De acordo com a subsecretária de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação de Maricá, Denise Cardim, haverá ainda cursos de capacitação para formação de agentes públicos. Ela fez questão de frisar que o Passaporte Universitário tem um caráter fortemente social. “É para todos, uma política pública que gera saber e também ressocialização. É onde queremos chegar e é assim que o programa dever ser visto”, sentenciou.

Para o pró-reitor da Universidade de Vassouras, Jessé de Holanda Cordeiro, um dos itens mais importantes do PU é a transparência dos processos. “Além disso, nos impressiona também a seriedade e o carinho com que se trata os alunos. Estamos felizes e orgulhosos por participar”, afirmou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo