ItaipuaçuNotícias de Maricá

Itaipuaçu: Iniciada a construção do quebra-mar

A prefeitura de Maricá, através da autarquia de Serviço de Obras, a Somar, iniciou a construção de um quebra-mar na praia do Recanto de Itaipuaçu em frente ao Canal da Costa.

Técnicos do Inea já tinham autorizado a abertura, em caráter preventivo, da ligação do canal com o mar em razão da previsão de chuva na cidade no último fim de semana.

A construção do quebra-mar consiste em colocação de grandes pedras com o objetivo de manter o canal aberto de forma definitiva, assim como foi feito em Ponta Negra. O novo quebra-mar já recebeu 992 metros cúbicos de pedras e, além de já despontar na paisagem e atrair muitos curiosos, passou a influenciar a formação das ondas no local. A extensão total da nova peça deverá ser de 100 metros.

Segundo funcionários da Somar, o novo leito vai manter o canal desassoreado e facilitar o acesso dos pescadores artesanais que atuam no local. “É uma intervenção para renovar as águas do canal com mais oxigenação pela água do mar, a exemplo do que ocorreu com a abertura do canal da Barra de Maricá. Nossa ideia é manter essa abertura como a que existe em Ponta Negra, uma abertura permanente que estabeleceu um ciclo natural diário de renovação também das espécies marinhas”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo