EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá recebe cinco novos ônibus escolares

Adquiridos pela Prefeitura com recursos próprios, cinco novos ônibus passam a integrar a frota do transporte escolar gratuito em Maricá. Mais de 900 alunos das escolas municipais são beneficiados com esses veículos, totalizando mais de 11 mil estudantes atendidos.

Os novos ônibus atendem às escolas municipais Marisa Letícia Lula da Silva (Inoã), Jacintho Luiz Caetano (Caju), Antônio Rufino de Souza Filho (Gamboa) e Vereador João da Silva Bezerra (Zacarias).

Os veículos possuem elevador de acessibilidade, limitador de velocidade para 70 km/h e capacidade para 60 alunos por ônibus, aumentando para 22 a frota em circulação.

De acordo com a secretária de Educação, Adriana Luíza da Costa, os veículos vão permitir aumentar a quantidade de passeios pedagógicos nas unidades escolares para museus, centros culturais e eventos.

“Com a aquisição é possível entregar ônibus maiores para atender os estudantes, melhorando algumas rotas já existentes. Além disso, há a possibilidade de ter ônibus reservas para eventuais problemas como veículos que entram em manutenção ou reparo. Assim não ficaremos com nenhuma unidade escolar sem atendimento”, destacou a secretária.

Lorimar Dornelas, diretora geral da EM Marisa Letícia Lula da Silva, salientou que o transporte beneficia alunos que moram distantes da escola.

“Toda nossa comunidade escolar está muito feliz. Podemos atender os alunos do Minha Casa Minha Vida de Inoã, e os que moram nos acessos como Bosque Fundo, Bananal e Maré. Nosso ônibus comporta uma grande quantidade de alunos e é acessível para o transporte de pessoas com deficiência”, afirmou.

O aluno do 5º ano da EM Marisa Letícia Lula da Silva, Davi Cabral Rodrigues, de 10 anos, comemorou. “Facilitou muito. Pego na porta de casa e já desço na escola”, destacou.

A aluna Karen de Souza da Silva Alves, de 10 anos, moradora do residencial Minha Casa, Minha Vida de Inoã, disse que antes do ônibus tinha que andar quase uma hora para ir à escola. “Tinha que sair bem cedo de casa, e já chegava cansada na aula. Agora tudo é festa”, declarou.

Também moradora do Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (Inoã), Cosmira de Jesus dos Santos, de 39 anos, é mãe de dois alunos da escola Gustavo Santos da Silva, de 10 anos, e de Luiz Felipe Santos da Silva, seis anos, e fala o quanto o ônibus melhorou sua rotina.

“Tenho uma bebê, a Laura Valentina, de um ano, e tinha de levar os meninos com ela para a escola todos os dias debaixo do sol ou de chuva. Então, agradeço muito esse novo ônibus que é uma benção na minha vida”, destacou Cosmira que, agora, passou a buscar os filhos diariamente na entrada do condomínio, bem pertinho de sua casa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo