EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Inscrições para a pós-graduação do Programa Passaporte Universitário começam hoje

Começam nesta segunda-feira (25/11), a partir das 23h, as inscrições para as bolsas integrais para pós-graduação/especialização do Programa Passaporte Universitário. Ao todo serão 600 vagas para cursos de Lato Sensu, distribuídos nas áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra (80 vagas); Ciências Biológicas (100 vagas); Engenharias (60 vagas); Ciências da Saúde (100 vagas); Ciências Agrárias (30 vagas); Ciências Sociais Aplicadas (70 vagas); Ciências Humanas (100 vagas); e Outros (60 vagas).

Vale ressaltar, no entanto, que o processo seletivo das Instituições de Ensino Superior (IES) adotará, como forma de aptidão para vagas, o resultado obtido mediante análise curricular e entrevista. Esta fase deverá ser anterior a inscrição eletrônica efetuada pelo site do Programa (http://passaporteuniversitario.marica.rj.gov.br/). A declaração de aptidão deverá ser anexada no ato da inscrição eletrônica, no site do programa.

Nesta fase, os candidatos interessados deverão comparecer ao endereço indicado pelas IES, nas datas estabelecidas pelo cronograma do edital para realizar o processo seletivo, conforme previsto em edital de cada instituição.

No ato da inscrição eletrônica, que começa nesta segunda-feira (25/11), os interessados deverão selecionar até três cursos, dentro da mesma área de conhecimento. Dentro da área escolhida, eles disputarão as vagas entre si, considerando os critérios de desempate que são: menor renda per capita familiar; ter concluído ensino médio no município de Maricá; ser beneficiário do Programa Bolsa Família; e maior idade.

O Programa Passaporte Universitário já é conhecido por garantir o acesso dos moradores de Maricá à graduação em nível superior.

Segue abaixo o edital do programa:

EDITAL Nº 008 PÓS-GRADUAÇÃO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo