Notícias de MaricáNotícias do Estado

Óleo que atingiu praias no RJ é compatível com o que atingiu o Nordeste

O óleo que atingiu praias no Estado do Rio é compatível com o que foi encontrado em diversas praias da Região Nordeste do Brasil, confirmou a Marinha e o Ibama, que compõem o Grupo de Acompanhamento e Avaliação dos danos causados pelo óleo que atinge o litoral brasileiro.

Segundo os órgãos, é improvável que esse óleo possa chegar á capital do Estado e até mesmo algumas cidades como Maricá, Saquarema e Araruama, devido ao fluxo das marés. A análise do material foi feito pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) que constatou que uma amostra de 20 gramas recolhida na Praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana, localizada ao norte do estado do Rio de Janeiro, é compatível com o óleo que atingiu o litoral do Nordeste e o Espírito Santo.

Autoridades confirmaram, neste final de semana, que fragmentos de óleo chegaram ao Rio de Janeiro. De acordo com GAA, tratam-se de “pequenos fragmentos” que foram removidos das praias de Santa Clara e Guriri, em São Francisco de Itabapoana; praias do Barreto, em Macaé; e Canal das Flechas, em Quissamã. Todas localizadas ao norte do Estado.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Ibama na tarde desta segunda-feira (25), ao todo, 772 localidades de 124 municípios em 11 estados foram atingidos pelo óleo. Até o momento, constam na lista, além do Rio, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo.

Separar Banners

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo