Saúde

Jovem desembarca no Brasil com suspeita de coronavírus

Uma jovem de 22 anos foi internada com suspeita de contaminação pelo coronavírus em Belo Horizonte, Minas Gerais. Segundo a Secretaria de Saúde de Minas, ela desembarcou na capital mineira na última sexta-feira (24) com problemas respiratórios e febre. A jovem esteve em Wuhan, cidade chinesa em que o coronavírus começou a se espalhar.

“A paciente passa bem, já recebeu atendimento e todas as providências necessárias foram tomadas”, diz nota da pasta. O caso da jovem, segundo a secretaria, será discutido com o Ministério da Saúde. A identidade da paciente não foi divulgada. Este é o segundo caso suspeito em menos de uma semana na capital mineira. Na semana passada, uma mulher de 35 anos também chegou de viagem da China e foi internada com sintomas similares aos do coronavírus.

O que o novo coronavírus faz e quais seus sintomas?

Pesquisadores e autoridades de saúde estão mobilizados em entender melhor o comportamento desse agente infeccioso e evitar sua disseminação geral. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (ainda) não decretou uma emergência global. Mesmo assim, o Brasil e outras nações deram início a um plano de vigilância e contenção de casos suspeitos — por ora não há episódios confirmados por aqui.

O número de vítimas na China fez soar o alerta, sobretudo para o risco de pneumonia e insuficiência respiratória em pessoas mais velhas e que já tenham outras doenças. “O novo coronavírus causa, em geral, sintomas respiratórios mais leves que os da Sars e da Mers e os sinais clínicos mais referidos são febre e tosse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo