Notícias de MaricáSaúde

Em Maricá, Hospital Che Guevara já tem as licenças para funcionar

O novo hospital municipal Dr. Ernesto Che Guevara, construído em São José do Imbassaí, já conta com as licenças necessárias para a montagem das equipes e dos setores de funcionamento. Segundo a determinação prevista na Resolução 1822/2019, da Secretaria Estadual de Saúde, para cada área foi aberto um processo junto ao respectivo órgão regulador para a certificação, o que foi concluído recentemente. Ao todo, o Che Guevara já dispõe das 5 licenças exigidas para o funcionamento da unidade, entre elas as de farmacêutica e de clínica geral, além da inscrição regularizada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde. O documento, que na prática é o reconhecimento federal à existência da nova unidade de Saúde, já traz o nome do diretor-clínico, Marcelo Costa Velho Mendes de Azevedo, como o Diretor-clínico e administrador.

“São licenças específicas, para cada área ser habilitada a operar precisamos indicar um responsável junto aos órgãos certificadores. Uma é do laboratório, que traz o nome de um funcionário estatutário, outra é a médica, que traz o nome do Dr. Marcelo Costa, uma terceira diz respeito à parte de farmácia, outra de enfermagem e há ainda a área de exames de imagem”, explica a secretária de Saúde, Simone Costa e Silva, ressaltando que a indicação para a chamada “Assunção de Responsabilidade Técnica” não traz qualquer tipo de ônus ao município. “Nenhuma dessas pessoas, que são todas moradoras da cidade, está recebendo pelo fato de estarem lotadas também no Che. A nomeação é um passo necessário e estamos apenas cumprindo rigorosamente o que determina a legislação”, afirma.

A Prefeitura não informou, no entanto, o prazo para a inauguração da nova unidade de saúde, que irá atender aos moradores de Maricá e municípios vizinhos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo