CoronavírusNotícias de MaricáNotícias do Estado

RJ: Saúde do estado muda metodologia para atualizar casos de COVID-19

Uma mudança na metodologia aplicada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro contribuirá para o aumento da abrangência do quadro com os casos confirmados de Covid-19 em Maricá. A alteração faz parte de uma atualização do sistema de informatização do Estado, que passa agora a considerar positivas para Covid-19 todas aquelas pessoas que estiverem sintomas de síndromes gripais respiratórias compatíveis com os sintomas do novo coronavírus, mesmo sem a confirmação positiva do teste efetuado.

Outra mudança ocorrida com essa atualização é que agora serão contabilizados os casos positivos de pessoas que efetuaram testes rápidos, que ficam prontos em aproximadamente 15 minutos. Antes, a SES considerava somente os resultados feitos pelo RT-PCR (Swab), que detecta a presença do vírus da Covid-19 no organismo da pessoa.

Com isso, segundo nota técnica elaborada pela pasta, é possível testar uma grande camada da população de Maricá, permitindo medidas adequadas e estratégicas mais assertivas quanto às restrições de pessoas.

“Todos os dados têm que ser relevantes de acordo com diagnósticos precisos. Aqui no município vamos computar as síndromes gripais e as síndromes respiratórias que forem compatíveis com Covid-19. Vamos fazer exames e esses exames vão ser encaminhados para fazer o diagnóstico precoce”, afirmou a secretária de Saúde, Simone Costa.

Vale lembrar que a Secretaria de Saúde tem efetuado testes rápidos em pacientes com suspeitas de Covid-19 desde o início de abril, quando recebeu os primeiros testes.

De acordo com a SES, os casos e óbitos registrados no boletim não ocorreram nas últimas 24h. Nas últimas semanas, a capacidade de testagem do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e laboratórios parceiros dobrou, passando de 900 para até 1.800 amostras analisadas por dia. Casos e óbitos também podem ser confirmados por critérios clínico-laboratoriais, ou por exames em laboratórios privados habilitados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo