Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura retoma atendimento mediante agendamento

O atendimento no Centro Administrativo de Itaipuaçu e do Serviços Integrados Municipal (SIM) do Centro e de Inoã voltou a ser feito presencialmente na última terça-feira, dia 16/06. Desde então, os contribuintes precisam agendar seus atendimentos através do link que foi disponibilizado no site oficial da Prefeitura de Maricá.

“Como nós só divulgamos que o atendimento teria que ser agendado no final da noite de terça-feira, quem passou por aqui até esta sexta-feira, 19/06, conseguiu ser atendido normalmente. A partir de segunda-feira, dia 22/06, nós atenderemos apenas quem tiver agendado”, esclareceu a gerente de atendimento do SIM Centro, Neiliane Domingos.

Segundo ela, os serviços mais procurados nestes três dias foram parcelamento de dívida ativa, IPTU 2020, ITBI, relatório de débitos e certidões. Todos os serviços estavam e continuarão sendo disponibilizados online.

“A pessoa resolve pelo portal do SIM ou até mesmo pelo whatsapp de atendimento. Apenas hoje, já respondemos lá quase 400 mensagens. Além disso, diariamente temos atendido presencialmente em média de 70 a 135 pessoas, contra as 300 de antes da pandemia. Mas não tínhamos o serviço online”, frisou Neilane, esclarecendo que sete pessoas estavam atuando no atendimento presencial no momento, enquanto outras, em home office, se dedicavam ao atendimento online. “Na semana que vem eles invertem”, ressaltou.

“Nós demos um tempo para que as pessoas entendessem que o atendimento estava funcionando por agendamento. Nesses três dias, o movimento foi crescente, numa média de 15, 20 e 25 pessoas. Os serviços mais procurados foram a parte de IPTU como um todo, boleto de pagamento, dívida ativa, abertura de processos de alvará e habite-se, ITBI, informações gerais, ouvidoria, urbanismo, Detran, SUS, atendimento geral de tributos, parte empresarial e agendamento da Secretaria de Trabalho”, citou a coordenadora responsável pelo Serviços Integrados Municipal de Itaipuaçu que funciona dentro do Centro Administrativo, Claudia Leite Silveira.

De acordo com ela, alguns desses serviços podem ser feitos pela internet, outros ainda tem que ser feitos presencialmente, de acordo com uma média de atendimento com base nos últimos meses anteriores à pandemia. “Temos que atender 30% das pessoas, ou seja, até 40 pessoas espaçadas por dia, para não haver aglomeração. Mas claro, que se chegar contribuinte, nós temos o bom senso de atender”, concluiu Claudia.

Em ambos os prédios para que o atendimento seja feito, as pessoas devem estar usando máscara. O álcool gel é colocado nas mãos de todos os contribuintes antes que passem pelas portas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo