Maricá ganha nova casa-abrigo para idosos
Foi inaugurada nesta sexta-feira (29/1) a casa-abrigo para idosos ‘Meu Lar em Maricá’, criada pela Secretaria de Políticas para a Terceira Idade e destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo a pasta, o espaço de abrigamento vai contar com uma equipe composta por psicólogos, neuropsicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem e cuidadores.
O espaço fica na Rua Lúcio Alves da Silva, há poucos metros da sede da secretaria onde os abrigados poderão participar das atividades oferecidas. De acordo com a secretária Lezirée Figueiredo, a casa foi criada pensando naquele idoso mais necessitado e desamparado, que não tem família, renda ou lugar para morar.
“São pessoas muitas vezes em situação de rua e que não têm condições mínimas de se manter. O propósito do espaço é o acolhimento para oferecer bem-estar a quem chega. O estatuto do Idoso estabelece que, na ausência da família, o poder público deve agir para garantir a dignidade dessas pessoas, e é o que estamos fazendo”, afirmou Lezirée.
O vice-prefeito Diego Zeidan destacou a chegada de mais um equipamento público para os idosos da cidade, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus.
“Neste momento é ainda mais importante um lugar assim, pelo fato de essas pessoas pertencerem ao grupo de risco da Covid-19. Isso amplia a capacidade de atendimento do município e oferece um lugar onde eles tenham qualidade de vida, além de criar vínculos sociais que não existem na rua”, observou o vice-prefeito.