Notícias de Maricá

Maricá e Cabo Frio assinam termo para cessão de leitos para tratamento de Covid

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, assinou um termo de cooperação com o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, para a disponibilização de três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos de enfermaria para o tratamento de pacientes cabofrienses com Covid-19 no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. A assinatura do documento foi realizada, na manhã desta quarta-feira (17/03), no gabinete da Prefeitura de Maricá.

Com o bom fluxo da rede de emergência de Maricá, com 40,8% de ocupação, de acordo com o boletim semanal, publicado nesta quarta-feira (17/03), o prefeito de Maricá destacou a importância do senso coletivo de solidariedade regional.

“É hora de preservar vidas e disponibilizar os leitos que existem no SUS, na lógica da universalidade do atendimento. Cabo Frio é uma cidade com quem sempre dialogamos. Muitos pacientes de Maricá, principalmente na área cardiológica, já foram assistidos em Cabo Frio”, declarou Fabiano Horta.

Com 100% de ocupação dos leitos de UTI, o município de Cabo Frio enfrenta uma situação desafiadora. “É o momento de atitudes drásticas e firmes. Estamos estreitando uma rede de solidariedade entre homens públicos que têm a preocupação maior de salvar vidas. Essa parceria com Maricá jamais será esquecida. Saio daqui mais entusiasmado para enfrentar essa guerra, que é de todos”, afirmou Jose Bonifácio.

Cabo Frio publicou um novo decreto na última segunda-feira, 15/3, que estabelece medidas mais rígidas para tentar conter o avanço da Covid-19 na cidade, como proibição de pessoas nas ruas, áreas e praças públicas do município no horário das 23h às 5h; o transporte público não pode circular com passageiros em pé; proibidos os passeios de barco, boates e casas de festa, dentre outras. “Caso essas medidas não surtam efeito, não hesitaremos em fechar a cidade antes mesmo da Semana Santa”, destacou o prefeito de Cabo Frio.

Além de medidas para o enfrentamento da pandemia, José Bonifácio conversou sobre a moeda social Mumbuca e conheceu programas como o das bicicletas vermelhinhas “Tenho a proposta de criar em Cabo Frio, a moeda Itajuru, com funcionamento similar ao de Maricá. As bicicletas são um sonho. Quero conhecer mais esse projeto”, concluiu o prefeito de Cabo Frio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo