Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Vacinação de idosos em postos volantes começa nesta quinta-feira (18/03)

A partir desta quinta-feira (18/03), a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, utilizará dois postos volantes e cinco bases em unidades de Saúde para vacinar idosos maiores de 85 anos contra Covid.

Inicialmente, serão vacinados idosos com essa faixa etária já cadastrados e que eventualmente ainda não foram alcançados pelas equipes de imunização em suas casas. A ampliação visa a completar os grupos prioritários previstos pelos critérios do Ministério da Saúde.

Os postos volantes ficarão instalados nos estacionamentos do Centro Administrativo de Itaipuaçu e do aeroporto municipal em Araçatiba. Nesses postos, a imunização será feita nos carros em sistema drive thru. O atendimento será de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h.

A prefeitura montou um cronograma (veja aqui) para a imunização dos idosos. Caso algum idoso não consiga ser vacinado no dia programado, poderá ir ao posto volante nos dias seguintes para fazer a imunização.

Para o processo de vacinação, o morador deverá chegar ao local de carro, apresentar comprovante de residência do município e documento de identidade. Ao chegar, o idoso passará por uma triagem e em seguida será encaminhado para as tendas de vacinação. Em todo o processo não será necessário o idoso sair do veículo, o profissional de Saúde irá até ele.

Para atendimentos nas unidades de Saúde, a vacinação será disponibilizada em tendas externas – não serão todas as que terão o serviço – também para maiores de 85 anos, com apresentação do comprovante de residência e identidade.

Em Itaipuaçu, a vacinação será na Unidade de Saúde da família do Jardim Atlântico; no Centro, na Estratégia de Saúde da Família Central (ao lado do posto de saúde central); no terceiro distrito na Unidade de Saúde Chácara de Inoã; e nas unidades de Saúde de Barra de Maricá e Marinelândia (Cordeirinho).

Vacinação dos idosos de 80 a 84 continua em domicílio

É importante frisar que a prefeitura continua com a vacinação dos idosos de 80 a 84 anos nas residências. Seguindo o que preveem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários, a Prefeitura iniciou a etapa de vacinação para idosos com idade entre 80 e 84 no último dia 01/03 e até o dia 11/03 285 já haviam sido vacinados. Até o momento, o município já aplicou a primeira dose da vacina em 9.845 pessoas e 3.935 já receberam a segunda dose.

A Prefeitura de Maricá recebeu, nesta quarta-feira, 17/03, mais 1.940 doses da vacina Coronavac, imunizante produzido pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butatã, utilizado para combater o vírus da Covid-19. As vacinas chegaram ao Posto de Saúde Central, no Centro da cidade, com escolta policial.

Integrante do grupo prioritário que está sendo atendido desde a semana passada, Ilza da Conceição dos Santos, de 80 anos, moradora do bairro Mumbuca, foi vacinada e disse que estava ansiosa para esse momento.

“Eu não via a hora de ser vacinada, pelo menos agora ficamos mais despreocupados e espero que em breve minha família toda também receba a vacina”, disse emocionada.

Para Amilton Ferreira, de 80 anos, a vacina significa esperança de dias melhores. “A gente consegue ver esperança, depois do ano que passou, agora podemos sentir esse alívio de que não vamos perder para esse vírus, estou muito grato”, afirmou o aposentado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo