Notícias de Maricá

Maricá realiza fiscalizações em estabelecimentos

A Prefeitura de Maricá segue com as fiscalizações para manter o cumprimento das normas sanitárias de prevenção à Covid-19. Na última quinta-feira (18/03), equipes da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional (SEOP) com agentes da Guarda Municipal, policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) e agentes de fiscalização da Postura realizaram mais uma ação preventiva de conscientização em 30 estabelecimentos comerciais (bares, restaurantes, quiosques e casas noturnas) dos quatro distritos da cidade. O foco principal foi o cumprimento da restrição à circulação entre às 23 horas e às 5 da manhã determinada na última quarta-feira (17).

A operação contou com 4 viaturas da Seop, 5 policiais do Proeis, 4 Guardas Municipais e 13 fiscais da Postura. Na ocasião, os agentes estiveram nos centros comerciais do Barroco (Itaipuaçu) e de Ponta Negra; além de fiscalizarem as praças de alimentação do Centro de Maricá (Rua Barão de Inoã), de Araçatiba (Praça Tiradentes) e de Itaipuaçu (Praça dos Gaviões).

Durante a ação, os responsáveis pelos estabelecimentos foram orientados sobre as regras presentes no Decreto Municipal 688, que determina limite máximo de 50% da capacidade; 1,5 metros de distanciamento entre as mesas; uso obrigatório de máscaras; distribuição obrigatória de álcool em gel na entrada e nas mesas; horário de funcionamento máximo até às 23h; além da proibição de espaços de dança. Na abordagem, a força-tarefa não observou infrações graves, porém reiterou as regras do decreto e orientou alguns estabelecimentos que funcionavam além do horário permitido.

Segundo o subsecretário de Ordem Pública, Rhonaltt Bueno, a reação das pessoas foi positiva à fiscalização e os cuidados são ainda mais importantes no momento atual da pandemia.

“Já realizamos reuniões com representantes da classe comercial, elucidando a respeito dessas orientações e a importância de obedecê-las. Com essa força-tarefa, demonstramos mais uma vez o compromisso com o município, com as equipes utilizando o bom senso nas abordagens. Nosso intuito é conversar com os proprietários e apresentar aos que ainda não tinham ciência as orientações de funcionamento do novo decreto” , destacou Rhonaltt.

“As equipes transmitiram a responsabilidade de cada um no cenário preocupante da pandemia que estamos e o retorno das abordagens foi bastante positivo. Essas ações, inclusive as novas medidas restritivas, estão sendo adotadas para que uma situação pior não venha a ocorrer. Precisamos que toda a população mantenha a consciência e os cuidados, nos ajudando a passar por esse momento delicado da pandemia do novo coronavírus”, completou o subsecretário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo