Notícias de Maricá

Maricá: A importância de fazer trilhas acompanhados de guias locais

Nós aqui do ‘Maricá Info’ divulgamos frequentemente e temos uma área exclusiva para divulgar as trilhas de Maricá, mas também é importante destacarmos a importância para moradores e visitantes visitarem as trilhas com os guias locais, que conhecem bem a região.

Além de terem capacitação, os guias locais conhecem bem a região, sua história e cultura. O mais importante é a sua segurança, já que o guia vai levar você com segurança, evitando ir por caminhos errados ou mesmo ao trilheiro se perder na região.

Em meados de agosto, um homem passou a madrugada em cima da Pedra de Itaocaia, uma das trilhas ainda pouco visitadas na região. Ele foi socorrido no dia seguinte e encaminhado ao hospital para avaliação. Em outra ocasião, uma turista torceu o pé e precisou da ajuda de bombeiros para sair do local na gruta de Ponta Negra. Para evitar incidentes como estes, nunca é indicado fazer a trilha sozinho e o mais indicado é ir com um guia local.

Em Maricá temos a associação dos guias, todos capacitados e com conhecimento em todas as trilhas da cidade, que possui diversas opções, como a trilha da Pedra do Elefante; trilha da Pedra do Macaco; Trilha das Grutas do Spar; Trilha da Serra do Camburi; Trilha da Pedra de Itaocaia; entre tantas outras. Você pode contratar um guiamento particular ou formar um grupo e dividir os custos, sendo a maneira mais econômica.

Alberto Matrilhas, presidente da AGM (Associação de Guias de Turismo Profissionais de Maricá), diz que a associação reúne todos os guias de diversas áreas, como turismo de aventuras, cultural, religioso e pedagógico. A AGM disponibiliza de contato pelo e-mail
associacaodeguiasdemarica@gmail.com e a página no facebook (https://www.facebook.com/associacaodeguiasdeturismodemarica)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo