Notícias de Maricá

Maricá: Pais mantêm alunos matriculados apenas para receber benefícios

Muitos pais e responsáveis por alunos matriculados na rede municipal de ensino não moram mais em Maricá e, mesmo assim, devido ao ensino remoto ainda permitido, mantém os alunos na rede apenas para receber os benefícios no município, como cestas básicas e Bolsa Mumbuca.

Acontece que as escolas municipais já estão com problemas em localizar muitos alunos que já não aparecem, mesmo com a volta às aulas presenciais (ainda não obrigatórias) em Maricá. Um problema social pode aumentar caso a Secretaria de Educação não busque por esses alunos e responsáveis, já que as vagas poderão acabar na rede municipal para o próximo ano e, com o crescimento populacional, poderá faltar vagas para quem realmente está morando no município.

Com a pandemia e o ensino remoto, muitas famílias acabaram por se mudar de Maricá mas mantiveram o vínculo para receber os benefícios. Já há casos relatados em escolas municipais onde os pais já foram para outros estados, mas deixaram os benefícios para familiares ou amigos e tirando a oportunidade de outro morador.

Questionada sobre o que está fazendo em relação à evasão dos alunos e quais medidas tem tomado, a prefeitura de Maricá “esclarece que não há impedimento do aluno continuar matriculado na escola municipal, mesmo não residindo mais na cidade. Se o aluno for assíduo nas aulas online, ele permanece estudando no ensino público.”

“Como as aulas estão sendo em formato híbrido, cujo retorno não foi autorizado 100% presencial, e sim em até 100%, cabe ao responsável optar pela volta dos alunos às salas de aula. A Prefeitura ressalta que os benefícios são assegurados a todos os matriculados no ensino público do município.” Informou a prefeitura de Maricá.

Não há a preocupação com esse problema, que pode se tornar uma bola de neve e estourar em pouco tempo, já que, em algum momento, poderá faltar vagas na rede municipal de ensino e aumentar a evasão escolar.

“A prefeitura precisa ter alguma estratégia. Os pais estão deixando os alunos matriculados na escolas e não permitem a volta ao presencial, mas continuam recebendo os benefícios.” Contou uma funcionária de uma escola municipal que preferiu não ser identificada.

“É um problema que todos na comunidade escolar sabe que existe, mas a secretaria de Educação insiste em fechar os olhos.” Disse uma colaboradora da Secretaria de Educação sob anonimato.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo