Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura inicia reordenamento de fios em postes no Centro

Ação começou no sábado (27) e prossegue nas próximas semanas, com a retirada de cabos sem funcionamento e a organização dos fios nos postes

A Prefeitura de Maricá iniciou, no sábado (27/11), uma operação integrada para o reordenamento de cabos e fios no espaço aéreo da cidade, no entorno da Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro. Durante a primeira etapa do projeto, cabos inutilizados de operadoras dos serviços de energia elétrica e de telecomunicações já foram retirados dos postes, reduzindo, assim, a poluição visual no município.

A ação começou no Centro, área que concentra a maior quantidade de cabos sem funcionamento da cidade. Na região, foram estabelecidas metas semanais de recolhimento em parceria com as empresas privadas que atuam na área. Ao serem atingidas, as metas permitirão o avanço do reordenamento aéreo a outros pontos do bairro. Equipes da Coordenadoria de Posturas atuam no descarte de todo o material recolhido.

O serviço na Praça do Turismo já foi concluído e, nesse sábado (04/12), equipes atuarão no recolhimento de fios sem utilização da Rua Domício da Gama, chegando depois ao entorno da Praça Orlando de Barros Pimentel. A previsão é que, até o fim de dezembro, o reordenamento aéreo da região central seja concluído, avançando em seguida para o bairro de Araçatiba.

Após a retirada dos fios sem utilidade nos pontos com maior demanda será feita uma ação paisagística nesses locais, contando com a organização dos postes (adequando-os à realidade dos bairros) e unindo os cabos existentes, melhorando o aspecto visual da região.

Representantes da prefeitura e de empresas de telecomunicações elaboram ação conjunta

A elaboração do processo de reordenamento aéreo do município teve início em 23/11, durante encontro entre representantes da prefeitura e empresas de telecomunicações na sede da Secretaria de Iluminação Pública, em Inoã. A reunião teve como ponto principal a exposição dos problemas de desordenamento de cabos presentes nos postes das vias públicas, ampliando o diálogo para a reorganização do espaço aéreo em toda a cidade de maneira eficaz e ordenada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo