Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura divulga lista de aprovados para bolsas de Iniciação Científica

A Prefeitura de Maricá divulgou a lista dos candidatos aprovados no programa de Iniciação Científica em publicação no Jornal Oficial de Maricá (JOM) de sexta-feira (04/03). Ao todo, 62 alunos concorreram a 48 bolsas e 38 professores disputaram as 12 vagas de orientadores. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação e pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). O resultado também está disponível no site: www.ictim.com.br.

O diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, comemorou o sucesso do programa. “Preencher todas as vagas foi uma enorme alegria para nós. Ter projetos tão ricos e que irão contribuir muito para o município nos enche de orgulho e esperança”.

A seleção foi baseada em critérios estabelecidos no edital, considerando para o aluno o alinhamento do plano de trabalho junto às áreas de interesse e o histórico escolar do candidato. Para o professor orientador, os critérios foram a titulação do proponente, o tempo de experiência e a formação na área de interesse, além da experiência em orientação e o perfil do projeto em alinhamento com as áreas de interesse propostas.

Bolsas serão pagas em 12 meses

As pesquisas contarão com oito alunos e dois professores em cada uma das seis áreas de conhecimento: Saúde; Educação; Mobilidade Urbana; Cultura; Agricultura; Sustentabilidade e Meio Ambiente. As bolsas serão pagas ao longo de 12 meses e têm valores de R$ 600 (estudantes) e R$ 3.700 (professores).

Os estudantes que disputam as vagas estão matriculados em instituições de ensino vinculadas ao Programa Passaporte Universitário e devem ter coeficiente de rendimento em seus cursos igual ou superior a 6. Já os candidatos a orientador precisam ter grau de doutor (ou equivalente) ou experiência empírica relevante nas áreas de interesse, serem servidores da Prefeitura de Maricá – ou de seus órgãos vinculados – e terem disponibilidade para orientar os bolsistas.

Pedido de recurso

Após a divulgação do resultado, os candidatos que não foram aprovados podem entrar com pedido de recurso pelo e-mail ictimarica@gmail.com, nos dias 7 e 8 de março, e realizar sua contestação pedindo informações sobre sua classificação no processo. O recurso é uma maneira de o candidato se opor, dentro das regras do edital, ao resultado divulgado. Veja a lista aqui.

Serviço

Recurso: 07 e 08/03/2022
Divulgação do resultado final: 09/03/2022
Assinatura do termo de outorga e entrega de documentos: 10/03/2022 a 14/03/2022
Início da bolsa: 15/03/2022

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo