Notícias de Maricá

Maricá: Golpistas se passam por servidores do TJ-RJ para extrair dados sigilosos

A Central de Mandados de Maricá alertou que há golpistas se passando por servidores do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) para aplicar o “golpe de falsa intimação de testemunha”. Segundo o órgão, se trata de mensagens encaminhadas por WhatsApp ou pelo e-mail, com falsas intimações em nome do tribunal.

Em todas as ocorrências, os golpistas agem como oficiais de Justiça, intimando-os a comparecer em audiênica judicial como testemunha. No corpo do texto, eles enviam um link para que o alvo visualize o mandado de intimação. Quando clicam, o criminoso pode extrair dados da vítima e clonar números telefônicos.

O Setor de Fiscalização de Serventias Judiciais do 2º Núcleo Regional do TJ-RJ informa que pode se tratar do “phishing”, golpe em que se enganam pessoas para compartilhar dados sigilosos, como senhas e número do cartão de crédito. Outros casos similares também ocorreram nos tribunais de Santa Catarina, Amazonas e Minas Gerais, em 2021.

O caso foi relatado à Corregedoria Geral da Justiça. O órgão informa que o oficial de Justiça avaliador não envia links de visualização dos mandados, que são apenas encaminhados no formato PDF.

Matéria: Jornal Extra

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo