Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura cria cinturão de apoio às vítimas das enchentes

A Prefeitura de Maricá criou um cinturão de apoio envolvendo dez órgãos e abrigos emergenciais para ajudar as vítimas das enchentes, devido à forte chuva que atingiu o município, que segue em estágio de Alerta desde as 21h50 da noite de sexta-feira (01/04). O prefeito Fabiano Horta passou a noite no centro operacional da Defesa Civil e continua acompanhando todas as ações de resgate e de apoio às vítimas direcionando outras medidas emergenciais.

Duas bases de apoio foram montadas em escolas municipais para fazer o acolhimento imediato dos moradores e 42 pessoas desabrigadas ou com dificuldades de retorno para suas residências passaram a noite e madrugada deste sábado (02/04). No momento, 25 pessoas permanecem recebendo assistência com alimentação, água e apoio psicológico de profissionais de saúde.

“Eu quero tranquilizar a população da nossa cidade. Estamos aqui com toda a equipe da Defesa Civil e de todas as secretarias para socorrer as vítimas e abrigar as pessoas. O que precisamos muito nessa hora é de organização e a capacidade de resposta. Vamos garantir a segurança física e alimentar e ajudar no que for preciso para a reconstrução da vida dessas pessoas”, disse o prefeito Fabiano Horta.

A Defesa Civil do município registrou, até o momento, 217 ocorrências em 19 bairros, sendo 14 casos de deslizamentos e as regiões mais atingidas foram os bairros do Condado, Centro e Itapeba. Equipes da autarquia de Obras e da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) atuam com maquinários em diversas frentes para a limpeza, desobstrução e escoamento de alagamentos das ruas e dentro das residências atingidas. As ações coordenadas pela Defesa Civil contaram com apoio do Corpo de Bombeiros e envolvem diversos outros órgãos municipais, como as secretarias de Ordem Pública, Guarda Municipal, Trânsito, Educação, Assistência Social, Saúde e Direitos Humanos, para apoiar a população e minimizar os transtornos causados pela chuva.

O Centro Educacional Joana Benedicta Rangel (Rua Nossa Senhora do Amparo, 240, Centro) e a Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira (Jardim Adalberto Alves, no Flamengo) são os dois pontos de acolhimento das famílias desabrigadas e também recebem doações de roupas, roupas de cama e materiais de higiene pessoal. A prefeitura já mobiliza uma campanha para ajudar as vítimas.

Até a manhã deste sábado (02/04), dez pessoas foram atendidas nas unidades da rede municipal de saúde. O Hospital Municipal Conde Modesto Leal atendeu oito pessoas, sendo um homem eletrocutado que foi atendido e liberado sem gravidade. A UPA 24h de Inoã recebeu dois moradores com alteração na pressão arterial após terem suas casas atingidas pelas chuvas. Ambas foram atendidas e encaminhadas com quadro de saúde estável ao alojamento montado pela Prefeitura de Maricá. A Secretaria Municipal de Saúde segue acompanhando os casos relacionados às chuvas e prestando todo o apoio às vítimas com profissionais especializados.

Equipes da Secretaria de Trânsito interditaram o acesso ao bairro Mumbuca devido à estrutura da ponte ter cedido com a força da chuva. Os agentes orientam os motoristas no local sobre os desvios de tráfego. Um engenheiro avalia a condição do local.

Acumulados de chuva na cidade

O município entrou em estágio de Alerta às 21h50 de sexta-feira (01/04) devido aos registros de chuva moderada a forte. Os pluviômetros registraram os maiores acumulados, nas últimas 24 horas, em Itapeba (261,39mm), Espraiado (227,94mm) e Ponta Negra (88,41mm).

A previsão de chuva para este sábado é de chuva fraca a moderada, podendo ser forte a partir do final da tarde.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá orienta a população para evitar deslocamentos e se manter em local seguro. As equipes seguem de prontidão 24 horas em caso de emergência pelos números 199, 2637-1999 e 97000-5782 (WhatsApp).

Ocorrências por bairro

Flamengo – 10

Mumbuca – 20

Bairro da amizade – 5

Araçatiba – 5

Itapeba – 30.

Green park – 1

Barra de Maricá – 2

Condado – 30

São José – 1

Parque da cidade – 2

Cordeirinho – 2

Caxito – 5

Green park II – 2

Colinas – 5

Bambuí – 2

Centro – 10

Pedreira – 1

Parque Eldorado – 5

Ubatiba – 4

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo