Maricá inicia pagamento de auxílio de R$5 mil em ‘mumbuca’ a vítimas do temporal de abril
Benefício para compra de bens destruídos pela chuva tem valor de 5 mil mumbucas por família
A Prefeitura de Maricá começou nesta segunda-feira (02/05) a creditar o “Auxílio Recomeço” para as vítimas das chuvas de abril. O benefício no valor de cinco mil mumbucas foi criado para ajudar famílias com renda de até três salários mínimos a adquirirem móveis e eletrodomésticos, que substituirão os itens perdidos durante o temporal.
O pagamento está sendo feito exclusivamente nas contas do programa Renda Básica de Cidadania (RBC), não podendo ser creditado em contas de outros programas sociais, como os Programas de Amparo ao Trabalhador (PAT) ou Amparo ao Emprego (PAE). Quem for beneficiário destes programas já teve sua conta aberta, e deverá criar sua senha numa das agências do Banco Mumbuca.
De acordo com a listagem divulgada no último dia 27 de abril pela Secretaria de Assistência Social, 2.330 pessoas foram consideradas aptas a receber o auxílio e já estão com o dinheiro em conta – o que representará uma injeção de R$ 11,65 milhões na economia maricaense. Os beneficiados têm prazo de dois meses para utilizar o dinheiro, que é pago a apenas uma pessoa por cada família afetada pela chuva.
“Sabemos a dificuldade e lentidão que a administração pública normalmente apresenta para resolver determinados problemas burocráticos, mas quero reafirmar aqui que, desde o dia da tragédia que foi o temporal, voltamos toda nossa atenção para o amparo e acolhimento das famílias que perderam seus bens e, por consequência, também perderam sua tranquilidade. Então, conseguir botar em prática mais uma medida de suporte às vítimas, com o crédito do Auxílio Recomeço já na conta das pessoas, mostra resposta rápida da nossa parte, e a agilidade dos órgãos públicos na prestação de socorro àqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.
A solicitação do benefício foi negada a 136 pessoas, que não atendiam aos critérios estabelecidos no Decreto, enquanto outras 1.158, que apresentaram dados divergentes, foram orientadas a confirmar as informações fornecidas até o último sábado (30/04). Os que procederam assim deverão receber o crédito nos próximos dias. Os beneficiários que foram considerados aptos mas não tiveram o auxílio creditado devem procurar a Secretaria de Assistência Social (Rua Domício da Gama 65, Centro) para confirmar seus dados.
As vítimas da chuva que foram cadastradas no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro, e que atendem aos critérios para concessão do benefício devem ter o Auxílio Recomeço depositado em suas contas também ao longo da semana.
Banco Mumbuca abre conta na mesma hora
As pessoas que foram beneficiadas pelo “Auxílio Recomeço” e não têm conta no Banco Mumbuca pode ir a uma das agências – Rua Eugênia Modesto da Silva, 293, no Centro (sede); Rodovia Amaral Peixoto, km 15, em Inoã; e na Avenida Zumbi dos Palmares, loja 3, em Itaipuaçu – para abrir uma conta. O processo é rápido e permite o uso imediato do benefício.