Notícias de Maricá

Maricá: Inscrições abertas para o V Prêmio Novos Pesquisadores edição 2022

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, abriu inscrições para a 5ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores – Edição 2022 para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do último ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 3º ano do Ensino Médio, além de orientadores pedagógicos, que terão até o dia 25/05 para se inscreverem.

O Prêmio Novos Pesquisadores visa estimular a inclusão dos estudantes da Educação Básica em ações e processos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a criatividade, curiosidade, o interesse e resgate histórico, o questionamento da realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos.

O secretário Marco Ribeiro, destacou o desenvolvimento de atividades entre os alunos e professores, buscando incentivar e implementar atividades experimentais. “É bom que os alunos são motivados e já vão se acostumando com as publicações científicas. Também é uma oportunidade para surgirem novos talentos. Essa ação é de grande relevância por levar mais conhecimento para os alunos da nossa cidade, estimulando a ciência e tecnologia”, afirmou.

Os três primeiros colocados de cada categoria, além do orientador, receberão um notebook e um certificado como prêmio. Todos os participantes – orientadores e estudantes – receberão um certificado de participação e poderão ter seus artigos científicos publicados pelas organizações participantes.

A coordenadora do projeto, Victória Reis, explica que os projetos precisam ser sobre Maricá e que possam ser aplicados na prática. “Os alunos devem produzir um artigo científico tendo como eixo temático o município de Maricá, que devem ser restritos a trabalhos inéditos, de autoria dos participantes, estudante e orientador, não publicados em quaisquer meios de mídia”, contou a coordenadora.

Inscrições para o artigo

As escolas que quiserem participar deverão colher os dados, dos alunos e orientadores, e realizarem as inscrições presencialmente na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Comunicações, endereçada à Rua Eugênia Modesto da Silva, 276, Parque Eldorado, Maricá.

Não há limite de inscrições por escola, mas cada aluno deverá ter um único orientador. Caso o estudante apresente alguma deficiência, é necessário entregar o laudo no ato da inscrição. Ao todo, 24 escolas públicas e particulares foram visitadas por membros da secretaria para apresentarem o prêmio. Após as inscrições, o artigo científico deverá ser entregue, até o dia 12 de agosto de 2022, de forma impressa, sem identificação dos participantes e das escolas de origem e online.

Premiação 2021

Em 2021 foram premiados seis de 47 artigos científicos sobre temas relacionados ao município feitos por alunos de escolas públicas e particulares da cidade. Os estudantes e os orientadores ganhadores, divididos nas categorias A (Ensino Fundamental) e B (Ensino Médio), receberam certificados e um notebook cada um.

Na categoria A, o primeiro lugar ficou com a aluna Sarah Ramos e o seu orientador Thiago Lisboa com o trabalho “Letramento Digital: Potencialidades e Desafios em uma Unidade Escolar do Município de Maricá”. A pesquisa abordou técnicas e habilidades para acessar, interagir, desenvolver e processar competências nas mais variadas mídias dentro do ambiente escolar municipal. O segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, com a aluna Maria Clara e a orientadora Diana Silva; e o aluno Fellipe dos Santos com a orientadora Mariana Ribeiro.

Já na categoria B, o primeiro lugar ficou com a aluna Caroline Costa e o seu orientador Gabriel Gonçalves com o trabalho “O Autismo em Maricá: A Importância do Diagnóstico Precoce”. O trabalho abordou os benefícios de ter o diagnóstico precoce do autismo já nos primeiros anos de vida e como isso acontece no município de Maricá. Nessa categoria, o segundo lugar ficou com a aluna Thainá Vianna e a orientadora Julia Pereira, e o terceiro lugar com a aluna Ana Carolina e a orientadora Tatiana Oliveira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo