Notícias de Maricá

Itaipuaçu: Trilha do Circuito Ecológico deste domingo (24) será na Pedra de Itaocaia

O Circuito Ecológico Caminhos de Maricá deste domingo (24/07) vai celebrar a ação “Um Dia no Parque”, considerada a maior mobilização nacional em defesa de unidades de conservação do Brasil, que em 2022 tem como tema “De volta ao lar”. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, a caminhada terá como roteiro a Pedra de Itaocaia, em Itaipuaçu, com 389m de altura e é considerada patrimônio natural municipal. As inscrições para as 15 vagas disponíveis começam nesta quinta-feira (21), a partir de 13h, pelo link https://forms.gle/pLEc9Lt4V1WbpaQN8 .

O trajeto tem duração aproximada de quatro horas ida e volta, cuja trilha tem grau de dificuldade de médio a pesado, com trechos de subida em corda e escalaminhada. Será realizado um mutirão de coleta de resíduos sólidos durante a subida, com intervalos para diálogos sobre a preservação e o compromisso com as Áreas Naturais Protegidas, bem como sua importância geológica e biológica para o planeta.

A recomendação aos participantes é levar itens essenciais, como repelente, dois litros de água, lanche e protetor solar, vestir calça comprida, blusa de manga e calçado apropriado. O encontro dos participantes será às 8h, no posto de combustíveis que fica na esquina da Avenida Carlos Marighella com a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um), em Itaipuaçu. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo de Maricá (Praça Conselheiro Macedo Soares, s/nº – Centro) ou pelo telefone (21) 97107-8991.

O secretário de Turismo de Maricá, Robson Dutra, lembrou que as atividades do circuito estimulam hábitos de vida saudáveis como a prática de exercícios físicos, diminuindo o estresse e o cansaço mental causado pelas responsabilidades do cotidiano.

“O Ecoturismo e o Turismo de Experiência são segmentos que conectam as pessoas à natureza, além de proporcionar vários benefícios, como o controle de doenças como diabetes e hipertensão e um aumento da sensação de bem-estar. Sempre procuramos informar e dialogar com os participantes sobre a importância das nossas florestas e sobre as condutas e regras a serem seguidas durante uma atividade na natureza”, ressaltou Dutra.
Serviço:

Circuito Ecológico Caminhos de Maricá

Trajeto: Trilha da Pedra de Itaocaia

Data: 24 de julho (domingo)

Horário: 8h

Local de encontro: Posto de combustíveis na esquina da Avenida Carlos Marighella com a Rua Professor Cardoso de Menezes, em Itaipuaçu

Inscrições pelo link https://forms.gle/pLEc9Lt4V1WbpaQN8

Mais informações: (21) 97107-8991

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo