Notícias de Maricá

Maricá produzirá medicamentos naturais para uso veterinário

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), vai produzir medicamentos naturais para tratamento contra parasitas e ansiedade em animais, em parceria firmada entre a Maricá Biotec, vinculada à Codemar, e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O arranjo produtivo de plantas medicinais para desenvolvimento de fitoterápicos, óleos essenciais e cosméticos naturais começará a ganhar forma a partir de setembro, quando a Maricá Biotec e a UFRRJ devem formalizar o acordo para início do projeto.

A Codemar está preparando um terreno na Fazenda Pública Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado, que receberá a horta modelo com plantas selecionadas pela universidade para que os agricultores locais conheçam as melhores técnicas de cultivo.


O presidente da Codemar, Olavo Noleto, diz que além da produção de remédios naturais para humanos, a Farmacopeia de Maricá será a primeira no Brasil a produzir medicamentos de uso veterinário.

“Maricá vai se tornar uma referência com um polo de biotecnologia no Brasil, especializado em produtos eficazes e naturais. Temos a intenção de produzir, por exemplo, repelentes para as pessoas que moram no entorno da lagoa sem nenhum tipo de aditivo químico. Vamos trabalhar com uma tecnologia que produz vida”, destaca Noleto.


Fitoterápicos com base em cogumelos

De acordo com João Araujo, professor da agronomia da UFRRJ e coordenador do projeto da farmacopéia, a produção de cogumelos no laboratório auxiliará nas pesquisas para uso dos fitoterápicos em animais.

“Vamos processar os cogumelos e produzir pomadas e extratos para serem usados em animais. Essas formulações vão passar por controle de qualidade rígido e teste químico. Temos veterinários e agrônomos na nossa equipe que vão trabalhar especificamente em ensaios voltados aos medicamentos para pet”, explica Araujo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo