Notícias de Maricá

Maricá inicia campanha que troca tampinhas plásticas por ração para cães e gatos

Os valores arrecadados serão utilizados na compra de alimentos que serão doados a protetores cadastrados

A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa), em parceria com a ONG Rio Ecopet, lançou nesta sexta-feira (04/11) uma campanha para recolher tampinhas plásticas e trocá-las por ração para cães e gatos de protetores cadastrados no município.

A campanha, criada também com foco na preservação do meio ambiente, tem apoio das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cidade Sustentável e da Autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar).
O objetivo é recolher, mensalmente, cerca de uma tonelada de tampinhas plásticas.

Os itens terão espaço próprio para guarda na sede da Coordenadoria. Além disso, pontos de coleta estarão disponíveis no Centro, Itaipuaçu, São José do Imbassai, Silvado, Espraiado e Ponta Negra. Com os recursos levantados pela venda das tampinhas, a ração animal será comprada no comércio de Maricá.

O coordenador da Cepa, Fabiano Fabiano Moraes explica um pouco mais sobre o funcionamento da campanha. “Todo o material recolhido será entregue para a ONG Maricá/Rio Ecopet, que reverterá 100% do valor de venda deste material para os protetores de animais cadastrados na prefeitura. A partir de hoje, a Coordenadoria será um ponto de recolhimento”, disse Fabiano Novaes.

O coordenador ressalta, ainda, que busca parceria com outras secretarias e com comércios locais. “Quem quiser se unir a essa mega causa e aumentar os pontos fixos de coleta basta enviar uma mensagem para o Whatsapp da coordenadoria (21) 99546-0334, das 8h às 17h, para conseguirmos cada vez mais ajudar os animais e o meio ambiente”, destacou.

Coordenadoria de Proteção Animal

Criada em 2017, a Cepa desenvolve diversas ações e políticas públicas com objetivo de dar proteção e o bem-estar dos animais, como o programa de controle reprodutivo e as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono, que acontecem mensalmente, em parceria com protetores, moradores e comerciantes. Com a iniciativa, 530 animais já foram retirados das ruas e adotados em um ano e meio.

Desde 2019, já foram realizadas 5.500 castrações em toda a cidade. A partir deste mês, o número de vagas para o procedimento foi aumentado em 800%, passando de 100 para 800 castrações por mês. A expectativa é que sejam castrados até 9.600 animais por ano. Além disso, a Cepa está em processo de credenciamento de clínicas veterinárias para realização de outros procedimentos, com foco na assistência à saúde dos animais de rua.


Pontos de coletas

Centro: CEPA – Coordenadoria Especial de Proteção Animal – Rua Prefeito Hilário Costa e Silva n° 100 – Parque El Dourado

Sanemar – Cia de Saneamento de Maricá – Av. Vereador Francisco Sabino da Costa, 907

Veterinária Príncipe – Av. Vereador Francisco Sabino da Costa, 979, Área C, Loja 01 (Fundos da Loja Mr Mônaco)

Liberatori Vet Consultório Veterinário – Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, 0, km 28, Loja 20;

Espraiado: Sede das Unidades de Conservação (Revis) – Rua José Thomaz (antiga Estrada do Espraiado), s/n

Silvado: Sede da Cidade Sustentável

Itaipuaçu: Agropecuária Terra Nostra – Rua Governador Leonel Brizola (antiga Rua 35, esquina com a Rua 71), Quadra 344, Lote 28, Jardim Atlântico Leste

Borogodó Bar e Vinil – Rua 70, 388 (Praça da 70), Jardim Atlântico Leste; Boutique dos Animais – Rua Van Lerbergue (antiga 34), Quadra 67, Lote 19, Jardim Atlântico

Royal Pet Shop Itaipuaçu – Av. Carlos Marighella, 8322, LT 12, Quadra 16, Barroco

Veterinária Bicho Mania – Av. Dom Pedrito Quadra 98, Lote 13, Loja 103, Barroco;

Ponta Negra: Carinho e Saúde Pet Store – Rua Cento e Trinta e Dois, Lote 5, Quadra 187, Cordeirinho.

São José do Imbassai: Hoyal Pet Shop São José do Imbassai – Rua Waldelino Ferreira, Lojas 1, 2 e 3.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo