Notícias de MaricáSaúde

Maricá começa a vacinar crianças de seis meses a dois anos com comorbidades contra a Covid-19

Maricá (RJ) inicia nesta quarta-feira (23/11), a vacinação das crianças de seis meses a dois anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades, que ocorre por agendamento através do link bit.ly/agendamentovacinainfantil nas seguintes Unidades de Saúde da Família (USF): Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Barroco, Inoã II e Bambuí. O município optou pelo agendamento tendo em vista que recebeu apenas 24 frascos da vacina Pfizer Baby, única liberada pela Anvisa para a faixa etária, quantidade baixa e que corresponde a cerca de 240 doses.

A imunização desse grupo segue norma técnica do Ministério da Saúde e inclui pessoas que apresentem uma das seguintes condições: diabetes; doenças graves que comprometem os pulmões; hipertensão; doenças cardiovasculares; doenças neurológicas crônicas; doença renal crônica; imunossuprimidos (com baixa imunidade); obesidade mórbida; Síndrome de Down; cirrose hepática; hemoglobinopatias graves (patologias causadas por alterações na hemoglobina); além daqueles com próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados.

Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e um documento que comprove a comorbidade, como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatório médico em versão original — que contenha descritivo ou CID da condição de saúde, CPF ou cartão do SUS do usuário, além de estar assinado e carimbado. No caso da vacinação ser feita na USF de referência da criança, não é necessário levar o atestado comprovativo, podendo ser utilizado o cadastro na unidade para confirmar o acompanhamento médico da comorbidade.

Lembrando que o esquema vacinal completo da Pfizer Baby conta com três doses, com intervalo mínimo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose. Uma terceira dose será administrada após, no mínimo, oito semanas da segunda dose.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou a importância de iniciar a vacinação dos pequenos maricaenses que possuem alguma comorbidade, oferecendo proteção fundamental contra a Covid-19, contribuindo para evitar quadros graves e permitindo que eles estejam mais seguros no dia a dia.

“É essencial poder começar a vacinar as crianças com comorbidades de seis meses a 2 anos, momento que muitos responsáveis esperavam ansiosos e importante por levar a proteção oferecida pela vacina também a esse grupo. A imunização dos pequenos será por agendamento online, evitando filas e o desperdício de doses, além de contar com polos distritais, facilitando o acesso aos moradores de todos os bairros. Por isso, pedimos que a população aproveite essa oportunidade e leve as crianças até um dos polos, contribuindo no enfrentamento à Covid-19”, ressaltou.

Vacinação continua para diversas faixas etárias

A imunização contra a Covid-19 ocorre de segunda a sexta-feira na cidade e a dose de reforço já está disponível para vários públicos, sendo primordial para fortalecer o sistema imunológico no combate à doença. Os adolescentes de 12 a 17 anos podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose), das 9h às 16h, nas USF São José 2, Marinelândia, Chácara de Inoã e na Unidade Móvel de Saúde, que funciona no estacionamento do shopping Boulevard Maricá, no Centro. A USF Jardim Atlântico vacina esse público em horário ampliado, até às 18h. Os adultos e idosos devem tomar o primeiro reforço (terceira dose) e o segundo reforço (quarta dose) em um dos polos mencionados anteriormente.

Para as crianças de 3 a 11 anos são previstas duas doses da vacina, com aplicação das 9h às 18h nas USF Central e Inoã II e das 9h às 16h nas USF Bambuí e Barroco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo