Notícias de Maricá

Maricá: Transporte alternativo volta a viver… graças ao ‘Mumbuca Transporte’

Da redação | João Henrique – Ao anunciar que não renovaria a concessão da Viação Nossa Senhora do Amparo para o transporte público das linhas municipais de Maricá, mesmo que a empresa opere algumas linhas de forma terceirizada, a Prefeitura não calculou o impacto que causaria no transporte alternativo.

As vans municipais, como são conhecida, faziam o deslocamento de milhares de moradores nos bairros da cidade e em locais em que os ônibus não passavam, como é o caso da linha Centro x Manu Manuela, que transitava pela Estrada Velha de Maricá. Mas essas linhas realizadas pelas vans tem a passagem cobrada, em R$2,70 (Valor congelado há quase uma década).

Ao ampliar o transporte tarifa zero para toda a cidade, a Empresa Pública de Transporte (EPT) criou uma concorrência para essas linhas das vans, o que causou a falência de muitos permissionários. Alguns destes, inclusive, fizeram financiamento de novos veículos para ampliar o transporte alternativo e quebraram, vindo a perder os carros e a parar de operar. Outros tiraram as vans do transporte de passageiros e passaram a operar para empresas para o fretamento de funcionários.

Agora, com a entrega dos cartões do programa ‘Mumbuca Transporte’, as vans do transporte alternativo ganharão sobrevida. Foram, até o momento, 15 mil moradores cadastrados para receber os cartões que receberão uma recarga mensal de 60 passagens através de um RioCard, utilizável apenas nas vans municipais de Maricá.

Como se cadastrar

A partir desta quarta-feira (30), qualquer morador de Maricá poderá se inscrever no programa ‘Mumbuca Transporte’. Basta comparecer ao ponto de atendimento nos terminais do Centro ou de Itaipuaçu com Identidade, CPF e comprovante de residência, independente da faixa etária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo