BairrosNotícias de Maricá

Maricá instala sirenes em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos

Da redação | João Henrique – O município de Maricá (RJ) tem uma grande quantidade de rios e canais que desaguam nas suas seis lagoas, incluindo a Lagoa Brava em Itapuaçu. A cidade, assim como diversas outras da região, sofre com as chuvas torrenciais e ocupações irregulares, o que aumenta o risco de desastres ocasionados pelas forças da natureza.

Pensando em amenizar esses problemas, a Defesa Civil de Maricá está concluindo a implantação do sistema de alerta e alarme na cidade. São 31 estações meteorológicas, hidrológicas e geológicas, sendo 14 sirenes localizadas em áreas de risco para alagamentos e deslizamentos.

Agora, a Defesa Civil do município trabalha para capacitar e informar os moradores das regiões de risco para as situações de emergência.

Em abril de 2022 aconteceu a última forte chuva que causou alagamentos em diversos pontos do município. As ocupações irregulares, com fechamento de cursos de rios e canais ocasionam alagamentos, assim como desmatam as regiões de encostas que aumentam os riscos de deslizamentos.

Com as instalações, implementadas em diversos bairros como Mumbuca, Condado, Bairro da Amizade, Recanto de Itaipuaçu, Cassorotiba, Espraiado, entre outros, a Defesa Civil terá um monitoramento em tempo real da situação das chuvas, embasando e tornando mais rápida a tomada de decisão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo