Maricá: Golpistas utilizam falso cupom de estacionamento para levar o dinheiro de motoristas
Há diversos relatos nas redes sociais de que golpistas estão colocando falsos cupons de estacionamentos nos veículos estacionados em ruas de Araçatiba, bairro que está recebendo o evento Natal Iluminado.
No cupom há o nome ‘Estacionamento Digital’, o brasão da Prefeitura de Maricá, além do valor de R$2,99 e um código QR-CODE para realizar o pagamento. Mas fica o alerta, é golpe! Ao tentar realizar o pagamento os usuários relataram que o QR-CODE redireciona para uma conta no PicPay em nome de Loseny da Silva.
O estacionamento oficial de Maricá é gerenciado pelo sistema Maricá Rotativo de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR).
“A Prefeitura de Maricá informou, através de nota, que o Maricá Rotativo é o único serviço de estacionamento regulamentado por decreto nas ruas da cidade e todos os agentes trabalham uniformizados e identificados. O sistema é administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), que fiscaliza com regularidade todos os postos: Centro, na orla da Barra, Barroco e orla de Itaipuaçu. Até o momento, a Codemar não recebeu qualquer tipo de denúncia sobre golpe. A Codemar informa ainda que os motoristas podem registrar possíveis denúncias sobre irregularidades pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), telefones (21) 3995-3091 ou (21) 97060-0642 ou por meio da Ouvidoria: (21) 97071-1170.
Como funciona o serviço
O Maricá Rotativo completou três anos em julho de 2022 com o saldo positivo: são 40.312 carros cadastrados no sistema. O principal objetivo do programa é proporcionar aos usuários o direito de igualdade na utilização das vagas, principalmente nas regiões de maior fluxo de veículos. Além disso, o Maricá Rotativo contribui, de maneira indireta, no ordenamento urbano, uma vez que quando o motorista acha mais fácil a vaga, fica menos tempo rodando no trânsito. Para ter acesso basta baixar o aplicativo no seu smartphone.
Ao todo, são três setores: comercial e bancário, onde pode estacionar pelo período de 2h com possibilidade de renovação para mais 2h; residencial, no qual é possível utilizar a vaga por 4h, podendo aumentar por mais 4h; e a orla, que possui um período único de utilização. O sistema não possui a opção de hora fracionada, mas o motorista pode optar por utilizar o tempo restante em outra vaga, desde que seja no mesmo dia e setor.
Sobre o pagamento
Quem utiliza o Maricá Rotativo tem três opções para regularizar o pagamento. A principal delas é o aplicativo, utilizando cartões de crédito e débito. Para ajudar a população maricaense a tirar dúvidas e conhecer mais sobre o app, o Maricá Rotativo conta com uma equipe de 25 multiplicadores. Já quem não tem aplicativo, pode pagar direto ao agente de campo, que faz o lançamento na hora. Os agentes ficam rodando durante todo o perímetro, principalmente nos locais de maiores demandas. Outra possibilidade são os pontos de vendas, identificados com um banner do Maricá Rotativo, que estão posicionados estrategicamente próximo das vagas. No comércio, é possível pagar apenas em dinheiro.”
*Matéria em atualização