Maricá: Trilhas leves pela cidade são boas opções de lazer para o verão
Muitos moradores de visitantes de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, conhecem as orlas e praças da cidade, como a Orla de Itaipuaçu, a Orla do Marine, a Orla da Barra de Maricá, entre outras áreas de lazer. Mas muitos não conhecem a cidade através de suas encantadores trilhas. Além do contato com a natureza, as trilhas por Maricá permitem aos visitantes uma vista única da cidade.
Cada trilha tem sua particularidade, dificuldade e claro, uma vista única de Maricá. Para ir em família, ou se você está sedentário e sem pique para grandes aventuras, destacamos algumas trilhas leves em que você pode iniciar e conhecer mais partes da cidade.
Quem nos apresenta essas belezas é o guia de turismo Emílio Branco, da Defender Ecoturismo, especializada em turismo de aventura. Eles também fazem guiamento particular e para grupos, garantindo a segurança para apresentar você às belezas de Maricá.
1 – Morro da Peça:
Localizado em Itaipuaçu, o Monumento Natural do Morro da Peça é uma das opções de trilha leve. Com uma subida curta, a trilha tem cerca de 380 metros de extensão e uma subida de apenas 60 metros de altura, levando em média 30 minutos de caminhada.
Lá de cima é possível ter uma visão panorâmica de Itaipuaçu, avistando a Pedra do Elefante, um dos principais cartões postais da cidade, a Pedra de Itaocaia, grande parte da praia de Itaipuaçu, das Ilhas Maricá e das residências do Recanto de Itaipuaçu e a vasta planície que se estende até a Restinga de Maricá.
2 – Morro do Caju
O Morro do Caju fica localizado na região central de Maricá e está recebendo uma grande obra para a construção de um mirante. Com vista panorâmica de Maricá, a trilha para chegar no se topo é considerada leve e tem acesso fácil. Do seu topo é possível avistar toda a cidade após uma caminhada de cerca de 30 minutos.
3 – Gruta de Ponta Negra
Outra trilha leve fica em Ponta Negra em uma região conhecida por suas praias. No final da trilha não se tem vista para a cidade, mas sim uma piscina natural de água do mar, bastante frequentada por moradores e visitantes.
4 – Gruta da Sacristia
Uma opção para a família é a Gruta da Sacristia. As formações rochosas à beira mar é cenário para muitas fotos e tem sua beleza única também com fácil acesso. A gruta da Sacristia fica entre os bairros de Ponta Negra e Jaconé.