Notícias de Maricá

Maricá foi o 8º município do Estado mais rápido na abertura de empresas em 2022

Maricá, município localizado no estado do Rio de Janeiro, se destacou por ser um dos mais rápidos na abertura de empresas em 2022. De acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal, o tempo médio para abrir uma empresa na cidade caiu para 17 horas, em comparação com 40 horas em 2021. Isso representa uma redução de 57%. A média nacional é de 35 horas.

Esse desempenho permitiu que Maricá subisse 30 posições no ranking de municípios fluminenses, passando da 38ª posição em 2021 para a 8ª em 2022. As primeiras posições são ocupadas, respectivamente, por Rio de Janeiro, Teresópolis, Petrópolis, Rio das Ostras, Guapimirim, Miguel Pereira e Duas Barras.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Leonardo Alves, atribuiu esse sucesso às medidas implementadas pela pasta, como a dispensa de alvará para microempreendedores individuais (MEI) e a redução de taxas de legalização e inspeção sanitária. Além disso, foram implementadas melhorias na tramitação de processos internos e no atendimento aos empresários.

A abertura de empresas no Brasil é realizada em parceria entre as prefeituras e as juntas comerciais. Em Maricá, a Gerência Empresarial da Secretaria de Planejamento da Junta Comercial é responsável por processos relacionados à viabilidade, cadastro, análise de registros, emissão de alvarás e atendimento a empresas. Atualmente, existem cerca de 30 mil inscrições municipais de empresas no sistema da Prefeitura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo