Notícias de MaricáPolítica

Maricá em 2024: Quem serão os candidatos a prefeito?

Da redação | João Henrique – Pouco se fala atualmente na atual conjuntura política de Maricá, município governado pelo PT há 14 anos. Sem qualquer oposição que possa montar uma chapa e disputar a eleição contra um candidato apoiado pelo governo, Maricá vive seus dias mais tranquilos politicamente.

Apenas um vereador de oposição tenta fazer algum barulho, Ricardinho Netuno (Rep.). Ex-candidato a Deputado Federal em 2022, Netuno teve seus 6.768 votos em Maricá no último pleito, mas sem estrutura ou máquina, tem apenas o seu mandato de vereador e não mobiliza um grupo forte para fazer frente à máquina do PT.

Por outro lado, o governo ainda não tem um candidato totalmente definido, já que o atual prefeito Fabiano Horta (PT) não escolheu nenhum nome e deixa a disputa rolar entre o deputado estadual eleito Renato Machado (PT) e o deputado federal eleito e ex-prefeito Quaquá. Vereadores da base governista também divergem opiniões sobre quem deveria ser o candidato.

Mas um deles, o mais votado e atual presidente da Câmara de Vereadores, Aldair de Linda (PT), desponta como um possível candidato. Com seus 4.469 votos nas eleições de 2020, Aldair se tornou o mais votado da história e tem excelente relacionamento com os vereadores, tendo sido eleito por três vezes para presidir a Câmara Municipal.

Outro possível nome que circula dentro dos bastidores da política é o do atual Secretário de Governo de Maricá, João Maurício. O homem que comanda as secretarias também tem bom relacionamento com os vereadores, com o deputado federal eleito Quaquá e com o deputado estadual eleito Renato, sendo o nome que impediria – ou adiaria – um possível racha no grupo que governa Maricá há mais de uma década.

Também é consenso na cidade de que Maricá precisa manter as representatividades que conquistou em 2020, tanto na Alerj com a eleição de Renato Machado e reeleição de Zeidan (PT) quanto na Câmara dos Deputados com o deputado federal eleito Quaquá.

aldair renato e fabiano
Na foto, o vereador Aldair de Linda, o deputado estadual eleito Renato Machado e o prefeito Fabiano Horta.
quaqua horta
Quaquá foi ex-prefeito por 8 anos e se elegeu Deputado Federal em 2022.
Vereador Ricardinho Netuno
Vereador Ricardinho Netuno é o único que se põe como oposição ao atual governo municipal de Maricá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo