Notícias de MaricáSegurança

Maricá mais do que dobrou efetivo da Guarda Municipal em 2022

Maricá é a cidade no Estado do Rio de Janeiro que mais cresce demograficamente. Sua população passou de 127 mil habitantes em 2010 para mais de 223 mil em 2022 de acordo com dados preliminares do IBGE.

Com isso houve uma demanda na segurança pública, já que o crescimento populacional e econômico faz aumentar os índices de criminalidade. Pensando nisso, além de manter o convênio do PROEIS com o Governo do Estado, a Prefeitura de Maricá ampliou a contratação de novos Guardas Municipais, aumentando o efetivo em 120%.

Esse aumento na quantidade de agentes da Guarda Municipal resultou em mais de 4.800 ocorrências na cidade, um aumento de 71% em relação ao ano anterior, quando os agentes atuaram em 2.842 ocorrências.

Outro destaque foi a aquisição de 188 novas câmeras pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), 93 delas com tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCRs), que auxiliam na identificação de placas contribuindo para a identificação de veículos clonados. A cidade conta hoje com 233 câmeras instaladas em mais de 200 pontos para auxiliar nas ações de segurança. O Ciosp atua de forma integrada com as polícias Civil e Militar e esse trabalho resultou na atuação em 30 ocorrências, sendo 12 envolvendo identificação de veículos clonados, quatro veículos recuperados e dois mandados de prisão cumpridos. O número de agentes atuando no órgão também foi ampliado, passando de 15 para 43 guardas municipais.

O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Cesar Veras, ressaltou que em 2023 a pasta irá avançar ainda mais. “Seguimos investindo na capacitação dos nossos guardas. Agora, em 2023, dois agentes farão o curso de pós-graduação em Inteligência, oferecido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. A Guarda ganhará, ainda este ano, novos equipamentos de proteção individual, além de nova sede e novas viaturas, que irão potencializar os grupamentos, trazendo mais efetividade nos patrulhamentos que realizamos na cidade. Continuamos com a integração com os demais órgãos de segurança do Estado e outras secretarias, pois a integração é o caminho das ações”, destacou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo