Notícias de MaricáTrânsito

Maricá: Trânsito terá alterações durante o Carnaval

Maricá montou um esquema especial para o Carnaval 2023. Ao todo, 205 agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública de Gabinete de Gestão Institucional vão atuar diariamente nos quatro distritos, com apoio de 32 viaturas, percorrendo os principais pontos de folia. Uma base móvel, equipada com quatro câmeras de monitoramento, ficará estacionada em ponto estratégico de Ponta Negra, reforçando a segurança nos shows do Monobloco e do Cordão da Bola Preta que acontecerão no bairro.

Haverá também interdições no trânsito em locais de eventos e de desfiles de blocos. A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) vai atuar, entre os dias 17/02 e 21/02, com 214 profissionais, entre agentes de trânsito (26), apoios ao trânsito (100), orientadores (80) e apoios operacionais (8), além de 10 veículos. As ruas localizadas nos trechos, que dão acesso à orla, estarão liberadas apenas para a passagem de moradores no horário do evento.

Em Itaipuaçu, para o desfile dos blocos pelo Circuito Claudinho Guimarães, a Avenida Beira Mar precisará ser interditada das 7h às 22h, no trecho que compreende a Av. Zumbi dos Palmares e o Condomínio Atlântico. Perto dali, no Circuito Peper Maneiro, será interditado o trecho que compreende a Rua 104 e a Rua Allan Bueno Guapiassu de Sá, das 7h às 19h. Já na Ponta do Francês, por causa das apresentações musicais, o trecho localizado entre a Rua 104 e a Rua Douglas Rienti ficará interditado das 17h até o final do evento.

Em Ponta Negra, também haverá interdições para a passagem de blocos e realização de shows. Na Avenida Prefeito Artuzino Rangel, no trecho entre a Rua Capitão José Caetano de Oliveira e a Rua Carolino José do Nascimento e na Av. Maysa com Rua Santa Clara, as ruas estarão fechadas para a montagem do Circuito Manhoso. Na orla, o fechamento da Av. Maysa com a Rua Carolino José do Nascimento, no trecho entre a Ponte Velha e Galheta, será realizado para atendimento da área de shows e estacionamento. Além disso, o acesso ao Farol seguirá com fluxo em sentido único das 7h às 18h, no trecho da Rua Juiz de Fora com a Rua Passa Quatro, o que possibilitará estacionamento ao longo das ruas Juiz de Fora, Itajubá e Passa Quatro.

No Centro, onde será montado o Circuito Adélia Breve, as interdições acontecem das 17h às 2h nos seguintes locais: Rua Abreu Rangel, nos trechos que compreendem a Rua Athaíde Parreira e a Rua Alferes Gomes; na rotatória da Rua Almeida Fagundes e na Rua Senador Macedo Soares com a Rua Barão de Inoã.

Ações educativas e de fiscalização

As Coordenadorias de Posturas do 1º, 2º, 3º e 4º distritos vão atuar com fiscais em todos os pontos do Maricarnaval 2023, realizando diversas ações para orientar e coibir a comercialização de garrafas de vidro na rua, que é proibida, com a troca de recipientes (copos e garrafas) de vidro por plástico. Com base a lei nº 531 de 24/12/1985 do Código de Posturas e os decretos municipais nº 469 e 470 de 17/02/2020 ficam expressamente proibidos em praias, rios e canais: jogar lixo fora da lixeira; acampar; fazer churrasco ao ar livre; ambulantes sem licença; a circulação de quadriciclos e motos na areia; o uso de som alto provenientes de carros particulares e/ou rádios de uso individual; desrespeitar a área liberada para banho; manter-se longe das crianças; soltar pipa e a presença de animais. Placas informativas referentes às proibições estão sendo afixadas em vários pontos da cidade para alertar os foliões.

A Secretaria de Defesa do Consumidor/Procon também vai atuar em diversos pontos de folia com agentes de fiscalização para verificar o funcionamento dos serviços e orientar comerciantes. Os consumidores poderão acionar o órgão, que funciona 24 horas, pelo telefone/whatsapp (21) 97235-7207, em caso de denúncias, reclamações, dúvidas ou sugestões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo