Notícias de Maricá

Fabiano Horta cria Secretaria da Mulher e novo benefício chamado “Recomeçar Sem Violência” no valor de um salário

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciou nesta quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, uma série de políticas públicas efetivas voltadas para a proteção das mulheres maricaenses. Entre as medidas, está o projeto de criação de uma Secretaria Municipal da Mulher e a inclusão de mulheres vítimas de violência no novo programa social “Recomeçar sem Violência”, que prevê benefício no valor equivalente a um salário mínimo, que será pago em moeda Mumbuca por um ano.

Os projetos de proteção social serão encaminhados em mensagem à Câmara Municipal de Maricá. A iniciativa visa ampliar e fortalecer políticas públicas já implementadas na cidade, como o pagamento do aluguel social e o programa Rede Mulher Maricá, que integra ações de diversos órgãos do município, como a Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher e o Grupamento Especial Maria da Penha da Guarda Municipal. Outra iniciativa importante será a criação do Mapa da Mulher Maricaense, estudo que será desenvolvido pelo Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro.

“Esse é um dia de celebração das conquistas das mulheres e acima de tudo olhar para os desafios de superação que essa data nos impõe. Quero deixar meu abraço a todas as mulheres do Brasil e, principalmente, as de Maricá, que tem construído, junto conosco, políticas que tem mudado a vida da cidade. A nossa rede mulher de proteção tem criado um conjunto de programas e políticas que tem transformado a vida de mulheres afetadas pela violência. Essas que precisam de abrigo, amparo e tem utilizado a rede e a Coordenadoria de Mulher para reconstruir suas vidas com dignidade”, disse o prefeito Fabiano Horta.

Coordenadora de Políticas para Mulheres, Luciana Piredda comemorou a celebração da data e as novas conquistas para as mulheres maricaenses.

“O dia 8 de março é uma data muito importante para nós mulheres. Não é única no nosso calendário, mas marca a luta histórica pelos direitos e igualdade de gênero. Hoje aqui em Maricá é ainda mais especial do que em todos os anos, diante do anúncio de uma série de medidas que irá mudar a vida das mulheres vítimas de violência para que consigam recomeçar suas vidas e também teremos a disponibilização de dados estatísticos sobre as mulheres da cidade”, destacou.

Comemoração pelo Dia da Mulher

Para comemorar a data, uma série de atividades organizadas pela Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, aconteceram na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. A ação reuniu cerca de 100 pessoas – a maioria mulheres – e contou com a distribuição de folhetos educativos, atividades culturais e pronunciamento de movimentos de mulheres de Maricá, além de apresentação de artistas do projeto Cultura de Direitos, com show e declamação de poema da cantora Dalva Alves e banda.

As comemorações prosseguem durante todo o mês de março. Na quinta-feira (09/03), o Banco Mumbuca recebe a exposição “Mulheres na Ciência”, das 10h às 19h, aberta ao público. A exposição foi desenvolvida para relembrar a atuação de mulheres na área de pesquisa e desenvolvimento científico apresentando, em painéis monumentais, 15 cientistas de diferentes épocas, nacionalidades e áreas do conhecimento.

No domingo (19/03), será realizada a corrida e caminhada pela vida das mulheres, a partir das 8h, na orla de Araçatiba. O evento também contará com shows, feira e ações sociais. No dia 31 de março, mulheres que se destacaram na luta por direitos na cidade recebem o Prêmio Mulher Cidadã Heloneida Studart, no Cine Henfil.

Todas as ações no mês da mulher têm participação das secretarias de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher e de Ciência, Tecnologia e Comunicações, além do Grupamento Especial Maria da Penha da Guarda Municipal de Maricá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo