Maricá: Novas linhas intermunicipais não serão tarifa zero
Após grande repercussão da notícia de que o município de Maricá terá novas linhas intermunicipais, muitos leitores entenderam erroneamente que os ônibus que fazer as linhas para São Gonçalo, Cabo Frio e Nova Friburgo, inicialmente, seriam tarifa zero, chamados na cidade de ‘vermelhinhos’.
As linhas serão operadas por empresas particulares que irão cobrar a tarifa autorizada pelo Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro).
Segundo a Prefeitura de Maricá, essas linhas utilizarão ônibus que utilizam GNV como combustível, que farão o custo da passagem ser mais baixo do que o praticado pelas empresas de ônibus que fazem rotas que possuem a mesma extensão.
O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, afirmou que o governo do Estado irá subsidiar a utilização do GNV nos coletivos e que a expectativa para o início da operação é a partir de maio, mas ressaltou que ainda serão escolhidas as empresas de ônibus que vão operar as linhas. “Maricá é uma cidade que serve de bom exemplo em praticamente tudo o que faz e, com essas novas rotas, vamos trazer também para cá esse combustível limpo e mais barato, que vai impactar na vida financeira dos usuários”, reforçou ele.
Atualmente a Viação Nossa Senhora do Amparo possui a concessão das linhas que ligam Maricá ao Rio de Janeiro e Niterói e a Viação 1001 faz a linha Maricá x São Paulo. Com as novas linhas, moradores poderão de deslocar entre partes do Estado do Rio mais facilmente, o que poderá também impulsionar o turismo, trazendo mais visitantes.