Notícias de MaricáSegurança

Maricá: Equipamentos vão monitorar locais de grande circulação de pessoas

Quem anda por Maricá já notou a presença de alguns totens, algumas com giroflex, em vários pontos com grande circulação de pessoas e veículos. Os equipamentos fazem parte do projeto intitulado “Olhar Digital” tem por objetivo reforçar a segurança em 20 diferentes pontos.

Há poucas semanas um deles foi instalado na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, enquanto outros foram distribuídos em diversos bairros, como em pontos de Itaipuaçu, Inoã, entre outros.

Segundo a prefeitura, os equipamentos, ainda em fase de implantação, contam com dispositivos para acionamento das forças de segurança e alertas à população. Em cada totem há cinco câmeras (quatro fixas e uma de 360 graus), um alto-falante para comunicados e avisos, luzes de posição (giroflex) e um botão de emergência para informar sobre ocorrências à Guarda Municipal e à Polícia Militar.

Os equipamentos tem por trás uma tecnologia da empresa paranaense Helper Tecnologia, que já instalou os equipamentos em diversas cidades por cinco estados brasileiros, tendo seu maior êxito em resultado no município de Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, que passou da 134ª posição no ranking das cidades mais seguras do Estado, desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz, para a 22ª posição em menos de dois anos.

O monitoramento nos pontos instalados será feito 24 horas por dia e as imagens serão transmitidas para uma central de controle da Prefeitura de Maricá, que acionará forças de segurança tanto da Guarda Municipal, como do PROEIs e da Polícia Militar em caso de alguma suspeita na região.

Marica Olhar Digital
Totem do ‘Olhar Digital’ tem também um botão que aciona forças de segurança. Projeto ainda está em implementação.
Marica Olhar Digital Seguranca
Totem do ‘Olhar Digital’ tem também um botão que aciona forças de segurança. Projeto ainda está em implementação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo