ItaipuaçuNotícias de Maricá

Itaipuaçu: Fazenda Itaocaia realiza galinhada para celebrar a visita de Darwin ao Brasil

Em 8 de abril de 1832, o cientista britânico Charles Darwin esteve na Fazenda Itaocaia, em Maricá, e teve a oportunidade de desfrutar de uma deliciosa galinhada. Para celebrar este momento, será realizada nesta fazenda uma experiência gastronômica em 8 de abril de 2023: uma galinhada cuiabana com opção vegana de carne de jaca. O espaço cultural convida a todos para esta festividade, abrindo oficialmente os preparativos para as comemorações dos 400 anos da Fazenda Itaocaia.

O evento é aberto ao público e contará com a participação de artistas, pesquisadores e estudiosos que irão apresentar palestras e debates sobre a vida e obra de Darwin, além de outras temáticas relacionadas à ciência e cultura. A galinhada cuiabana será servida em um almoço especial, preparado pelas melhores cozinheiras da região, que irão oferecer uma experiência gastronômica única aos participantes. O detalhe será a opção vegana: galinhada com carne de jaca, feito da massa do fruto, que tem o sabor igualável ao de galinha caipira.

Para o proprietário da Fazenda Itaocaia, Adriano dos Santos, o evento é uma oportunidade de homenagear a passagem de Darwin pela região, além de abrir a fazenda para a realização de projetos criativos. “Estamos muito felizes em poder realizar este evento e celebrar a passagem de Charles Darwin pela fazenda. Acreditamos que esta é uma oportunidade de unir diferentes áreas do conhecimento e promover a cultura e a ciência em nossa região”, afirma Adriano.

Além da gastronomia, o público poderá curtir atividades diversas e criativas. Café cultural, roda de conversa, aula de Yoga, passeio a cavalo, oficina de xadrez, oficina de mosaico, caminhada ecológica na Trilha de Darwin, dentre outras ações. A festa será aberta ao público. Serviços e produtos serão ofertados a preços populares e atraentes e os interessados em participar podem reservar seus convites através dos telefones (24) 999389675 ou (21) 997525561.

Sobre a Fazenda Itaocaia:

Fundada em 1627, a Fazenda Itaocaia é uma das mais importantes fazendas históricas do Brasil. Localizada na Avenida Itaocaia Valley, lote 03, quadra 89, a Fazenda Itaocaia foi construída entre as duas primeiras décadas do século XVIII. Aberta para turismo pedagógico com visitação agendada, o local ainda possui as ruínas da senzala, a capela e o celeiro, que abrigam muitas histórias. A Fazenda foi construída por monges beneditinos e, através dos escravos oriundos da África, se desenvolveu ali a produção de cana-de-açúcar e café. Hospedou nomes importantes da história, como Dom Pedro I e Domitila e a comitiva do HM Beagle, entre eles, Charles Darwin.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo