Notícias de MaricáSaneamento Básico

Maricá: Prefeito Fabiano Horta visita obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água de Ponta Negra

Na segunda-feira (10/04), o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ponta Negra, localizada às margens da RJ-118, rodovia que conecta Maricá à Saquarema. A presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Rita Rocha, acompanhou o prefeito durante a visita, na qual foram apresentadas as obras de expansão da estação que permitirão triplicar a capacidade de fornecimento de água, passando de 40 para 120 litros por segundo, e levar água potável à região central da cidade. O projeto, criado pela Sanemar, está sendo executado pela concessionária Águas do Rio e tem previsão de entrega para o próximo mês de maio.

Durante a visita, o prefeito ouviu explicações de um engenheiro da concessionária sobre o funcionamento do sistema. A estação está passando por reformas para adequação e instalação de novos equipamentos, com a expectativa de que ramais levem água aos bairros de Condado e Manoel Ribeiro.

Fabiano Horta destacou a importância da expansão da capacidade da estação para garantir o fornecimento perene de água à região central da cidade. Ele projetou que o sistema estará em pleno funcionamento na semana do aniversário de Maricá e afirmou que pretende retornar para entregar esse benefício à população e levar água potável a toda a cidade.

Rodrigo Peres, gerente de Engenharia da Águas do Rio, explicou as intervenções realizadas pela companhia na expansão do abastecimento em Maricá, destacando o compromisso da concessionária com a população da cidade. A Águas do Rio concluiu a interligação de 11 quilômetros de adutora entre as Estações de Tratamento de Água Ponta Negra e Maricá, além de oito travessias na região. O novo módulo da ETA Ponta Negra entrará em fase de teste ainda neste mês e triplicará o volume de água que será enviado para o 1º distrito do município.

Além da visita à ETA de Ponta Negra, o prefeito e a presidente da Sanemar também visitaram a instalação de uma rede de esgoto na comunidade Bananal, próxima à E.M. Amanda Pena, que contará com uma mini-estação de tratamento às margens da Rodovia RJ-118. A localidade possui cerca de 150 residências e outras redes e estações serão instaladas em mais comunidades como Mangueira, Cordeirinho e Inoã, segundo Rita Rocha.

Fabiano Horta anunciou o lançamento da obra de esgotamento sanitário de Ponta Negra na próxima quinta-feira (13/04), junto com a assinatura do contrato para a mesma intervenção no Recanto de Itaipuaçu. Já na próxima terça-feira (18/04), será lançada a pedra fundamental da obra de esgotamento do Jardim Atlântico Leste, também em Itaipuaçu. Ambos os eventos ocorrerão às 10h.

presidente sanemar rita rocha prefeito fabiano horta e secretario de governo joao mauricio
Prefeito Fabiano Horta visita obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água de Ponta Negra. (foto: Anselmo Mourão)

Separar Banners

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo