Notícias de Maricá

Maricá avança com obras de infraestrutura em diversos bairros

Nesta semana, a Prefeitura de Maricá, através da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), continuou as obras de contenção do Rio Mumbuca, que corta a região central da cidade, colocando pedras no leito para evitar futuras erosões na rua que beira o canal e garantir a segurança da via pública para pedestres. A área foi afetada pelas chuvas intensas que ocorreram no município nos últimos meses.

Além disso, outras obras também estão em andamento, como a pavimentação na Rua 57, no loteamento Jardim Atlântico Central, em Itaipuaçu, e nas ruas 1 e São Jorge, no bairro Retiro. Outros trabalhos incluem a instalação de redes de drenagem na Rua Manacá, no bairro Condado.

No Boulevard construído na Rua Juvenal José Bittencourt, no Centro, as equipes estão nivelando o solo e colocando piso intertravado para criar um novo espaço de convivência com amplo calçadão de passeio com paisagismo, mesas, bancos e acessibilidade para pessoas com deficiência. A obra de 1.400 metros quadrados deve ser concluída até maio.

Na Barra de Maricá, a Somar está nivelando o solo para a instalação das arenas de handebol que receberão duas grandes competições em abril: a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia 2023, que acontece entre os dias 20 e 23, e a 1ª etapa do Global Tour Beach Handball, torneio da Federação Internacional de Handebol (IHF), que será entre os dias 26 e 30/04.

Para a construção do elevado do Flamengo, estão sendo instalados os moldes das escamas de terra armada, que são placas laterais pesando cerca de 770 quilos cada uma, que vão compor a subida e descida do viaduto. Mais de duas mil placas serão colocadas para sustentar a estrutura. O novo elevado terá quatro faixas de rolamento (duas pistas de mão dupla), espaço para pedestres em uma área total de 136 mil metros quadrados e será acompanhado pela duplicação da RJ-106 e a construção de uma rotatória no entroncamento com a RJ-114. As obras incluem ainda a instalação de rede de drenagem de 4,5 quilômetros de extensão para diminuir o risco de alagamentos do entorno e urbanização com calçadas, canteiros, paisagismo, sinalização e iluminação de led.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo