CursosNotícias de Maricá

Maricá e IFF firmam parceira para abertura de 1.600 vagas em cursos gratuitos

Projeto Formatec será iniciado no segundo semestre com qualificação nas áreas de Edificações, Turismo, Informática, Logística e Meio Ambiente

A Prefeitura de Maricá e o Instituto Federal Fluminense (IFF) estabeleceram um acordo para a abertura de 1.600 vagas em cursos técnicos gratuitos ao longo de três anos. O projeto, intitulado Formatec, foi desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e tem como objetivo fornecer qualificação profissional para cidadãos do município que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio e desejem melhorar suas perspectivas no mercado de trabalho. As oportunidades serão oferecidas no segundo semestre deste ano.

O Formatec: Maricá+Técnico irá disponibilizar vagas por semestre para cursos técnicos nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática, Logística e Meio Ambiente. Os cursos serão oferecidos nas modalidades concomitante e subsequente, sendo a primeira destinada aos estudantes que estejam cursando o Ensino Médio em outra instituição simultaneamente ao ensino técnico no IFF, e a segunda voltada para aqueles que já tenham concluído o Ensino Médio.

Qualquer aluno do Ensino Médio de uma escola localizada em Maricá poderá se inscrever para as vagas e, se aprovado, fazer o contraturno técnico no campus do IFF. As aulas serão ministradas no Campus Maricá do IFF, em Ubatiba, nos turnos da tarde (para cursos concomitantes) e noite (para cursos subsequentes). Em breve, será divulgado o edital de seleção para as primeiras turmas do projeto.

O presidente do ICTIM, Carlos Senna, destaca a importância da iniciativa para a formação e qualificação dos jovens e adultos do município. O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, afirma que o convênio irá fortalecer o projeto da educação profissional e tecnológica pública em Maricá, por meio de uma maior diversidade de cursos ofertados e com a oportunidade de atender um número maior de pessoas.

As turmas serão divididas em modalidades concomitante, para alunos matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, e subsequente, para aqueles que já tenham concluído o Ensino Médio. A formação técnica terá duração de um ano e meio para ambas as modalidades. As áreas de formação disponíveis são Edificações, Guia de Turismo, Informática, Logística e Meio Ambiente, com vagas distribuídas igualmente entre as modalidades Concomitante e Subsequente.

O edital com as regras do processo seletivo de ingresso dos alunos será divulgado pelo IFF em breve.

Fique informado recebendo as notícias de Maricá, Itaipuaçu e Região em nosso grupo no Whatsapp clicando aqui! Lembrando que somente administradores podem publicar no grupo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo