Notícias de MaricáSaúde

Maricá amplia vacinação com a bivalente para toda a população com 18 anos ou mais

Nova etapa começa nesta quarta-feira (26), com a aplicação do reforço atualizado em nove Unidades de Saúde da Família

A Secretaria de Saúde de Maricá inicia nesta quarta-feira (26/04), uma nova etapa da campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19, disponibilizando o reforço atualizado para todas as pessoas com 18 anos ou mais. Com isso, a população em geral poderá se vacinar em nove polos presentes em toda a cidade, de segunda a sexta-feira: nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central, Jardim Atlântico e Mumbuca das 9h às 18h; e também nas USF Marinelândia, São José 2, Chácara de Inoã, Barra, Inoã 1 e Santa Rita das 9h às 16h.

A aplicação da bivalente no público com idade a partir de 18 anos segue recomendação do Ministério da Saúde e acontece após o recebimento de novas doses nesta terça-feira (25), entregues ao município pela Secretaria de Estado de Saúde.

O reforço com a bivalente é direcionado àqueles que receberam, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores (monovalentes). Além disso, é preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de vacinação contra a Covid-19.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, convocou os moradores a participarem da nova fase da campanha de vacinação com a bivalente, algo essencial para ter mais segurança no dia a dia.

“Estamos iniciando um momento fundamental da vacinação com a bivalente, oferecendo a oportunidade de toda a população a partir de 18 anos receber o reforço atualizado, que protege inclusive contra a variante ômicron da Covid-19. Essa dose evita o desenvolvimento de quadros graves, então aproveite a oportunidade e compareça a um dos polos para fortalecer o sistema imunológico no combate à doença”, destacou.

Repescagem para os grupos prioritários continua

A aplicação do reforço com a vacina bivalente está em repescagem permanente para os grupos prioritários nos polos, o que inclui pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com deficiência permanente, gestantes, puérperas e imunossuprimidos com 12 anos ou mais. As equipes das USF agendam progressivamente a vacinação dos seguintes públicos: pessoas acamadas; indígenas; além dos moradores e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Os imunossuprimidos e as pessoas com comorbidades devem apresentar atestado ou laudo que comprove a condição para se vacinar.

Endereços dos polos de vacinação com a bivalente

Segunda a sexta-feira

– USF Central: Rua Clímaco Pereira, nº 241, Centro – 9h às 18h

– USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu – 9h às 18h

– USF Mumbuca: Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/n — 9h às 18h

– USF Marinelândia: Rua 09, quadra 15, Cordeirinho – 9h às 16h

– USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania, Inoã – 9h às 16h

– USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí – 9h às 16h

– USF Santa Rita: Rua 36, quadra 433 (esquina com Rua 83), Jardim Atlântico Leste, Itaipuaçu — 9h às 16h

– USF Barra: Rua 04, lote 03, quadra 0 — 9h às 16h

– USF Inoã 1: Rua Caio de Figueiredo (travessa CIEP), s/n — 9h às 16h

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo