EsportesNotícias de Maricá

Campeonato internacional de handebol acontece até domingo em Barra de Maricá

Com entrada gratuita para a população, evento conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Codemar

A arena de handebol montada na Barra de Maricá recebe nesta quinta-feira (27/04) o segundo dia dos jogos da 1ª etapa do Global Tour Beach Handball, torneio da Federação Internacional de Handebol (IHF) que acontece até domingo (30/04). Com entrada gratuita, as competições contam com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Além da arena, a população pode acompanhar os jogos em transmissão ao vivo pelo link: https://youtube.com/@tvcbhb321

O evento conta com participação das seleções do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Argentina, México, Uruguai e Chile. Para a atleta de handebol do Brasil, Nathalie Sena, que já foi eleita a melhor jogadora de handebol de areia do mundo, elogiou o espaço. “Estamos muito contentes em vir para Maricá. Aqui é uma das melhores estruturas que temos em nível mundial e é sempre uma sensação indescritível. Jogar contra a Argentina em casa é um dos nossos jogos mais pesados, pois ambas as equipes se conhecem. Estamos bem confiantes com os jogos e bem treinadas para as competições”, disse.

O público acompanhou nesta manhã os jogos do Uruguai x Estados Unidos (masculino), Estados Unidos x México (feminino), Portugal x China (masculino) e o Brasil x Argentina (feminino). Já no turno da tarde, o Brasil encarou a Argentina (masculino), Argentina x China (masculino e feminino), Estados Unidos x Portugal (masculino). O Brasil volta em campo e encara o México (feminino) às 18h30 e o Uruguai (masculino) às 19h20.

Nesta sexta-feira (28/04), o campeonato terá um dia sem competições. As partidas retornam normalmente no sábado (29/04) pela manhã e à tarde – definindo quem fica com a quinta colocação em cada categoria e, na sequência, serão realizadas as semifinais. Já no domingo (30/04) ocorrem as disputas pelo terceiro lugar e as finais do campeonato.

Maricá, capital do handebol de praia

Maricá vem se consolidando como a capital do handebol de praia. No ano passado, o município sediou a Copa do Brasil juvenil e adulto, o Campeonato Brasileiro de Seleções e também o Desafio Internacional, que teve participação dos Estados Unidos e da Argentina, além do Brasil.

A atleta de handebol e professora de educação física do IFF, Regiane Costa, levou os alunos para conhecer mais do esporte nesta quinta-feira (27/04) e ver o Brasil jogar. “É uma oportunidade única de estar aqui e ter esse evento gratuito na nossa cidade. Esse esporte só acrescenta na educação e formação dos nossos alunos, pois eles estudam os jogos de arremesso e muitos outros. Joguei com a equipe aqui no último fim de semana e o espaço é muito bom, único e bem formulado”, disse a atleta.

Em setembro de 2022, a cidade sediou o “Maricá Capital Nacional do Handebol de Praia” com a realização do Campeonato Brasileiro de Seleções, a Copa do Brasil, o Campeonato Carioca – as três competições nas categorias adultas e juvenis – e o Desafio Internacional, com Brasil x Argentina, no feminino; e Brasil x EUA, no masculino. O grande evento reuniu cerca de dez mil pessoas na Praia da Barra, para assistir aos jogos, fomentando o turismo esportivo na cidade.

Para a aluna do Instituto Federal Fluminense (IFF), Thalita Araújo, 16 anos, moradora de São José do Imbassaí, é importante essa integração com o esporte para os alunos. “Estou muito feliz pela professora nos trazer para assistir aos jogos. Acho muito importante termos e conhecermos mais esse grande esporte, que eu aprendi a amar por causa da minha professora e atleta Regiane Costa”, comentou a aluna do segundo ano do curso técnico de edificações.

Programação dos jogos

Sábado (29/04)

10h – Chile x EUA – masculino
10h50 – Argentina x EUA – feminino
11h40 – Uruguai x Argentina – masculino
12h30 – Chile x Brasil – feminino
13h20 – Brasil x Portugal – masculino
tarde: jogos a serem definidos


Domingo (30/04)

10h – Disputa pelo terceiro lugar no masculino
10h50 – Disputa pelo terceiro lugar no feminino
12h – Final feminino
13h20 – Final masculino
14h – Cerimônia de encerramento

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo