EsportesNotícias de Maricá

Brasil vence Campeonato Internacional de Handebol realizado em Maricá (RJ)

Equipes feminina e masculina confirmaram o favoritismo vencendo as disputas por dois sets a zero

A final da 1ª etapa do Global Tour Beach Handball, torneio da Federação Internacional de Handebol (IHF), realizada neste domingo (30/04), na Barra de Maricá, levou as equipes brasileiras ao pódio, após quatro dias de jogos emocionantes, com arquibancadas lotadas. Mais de 800 pessoas passaram diariamente pela arena para acompanhar os confrontos que aconteceram de manhã, à tarde e à noite.

Os jogadores mostraram habilidade em campo e, com muita determinação, as equipes brasileiras feminina e masculina derrotaram as concorrentes argentinas, confirmando o favoritismo e consagrando-se campeãs por dois sets a zero. Os resultados que deram a vitória à equipe feminina foram 15 a 12 no primeiro set e 19 a 16 no segundo. Já a equipe masculina garantiu 18 a 10 no primeiro set e 24 a 14 no segundo.

Integrantes dos times vitoriosos, Patrícia Scheppa, 35 anos, e Bruno Oliveira, 37 anos, se destacaram, marcando muitos pontos. Eles falaram sobre a sensação de dever cumprido e sobre a festa esportiva que a cidade realizou.

“Esse campeonato para a gente é muito especial, porque ele é, na verdade, um movimento olímpico. Então, é um sonho para todos nós que lutamos pela modalidade, para que o beach handebol se torne olímpico. A gente recebeu uma notícia maravilhosa durante esse torneio, que iremos fazer uma exibição em Paris em 2024. Então, carregamos essa competição que tem um bônus de uma maneira muito especial com o título. Aqui em Maricá está sendo uma festa muito linda. A torcida está comparecendo e vimos as crianças também torcendo. Tudo isso é muito especial”, declarou a jogadora número 5.

Morador de João Pessoa, na Paraíba, o atleta Bruno Oliveira completou: “Isso começou lá em 2019, aqui em Maricá, quando fizemos o centro-sul, que foi um espetáculo belo e agora da capital Internacional do handebol de praia. Eu só tenho o sentimento de que o trabalho bem feito é recompensado e hoje a gente teve isso coroado com ouro no masculino e no feminino”, avaliou o camisa 6.

Durante o evento, o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Felipe Rêgo Barros, o Casão, e o secretário de Esporte e Lazer de Maricá, Carlos Vagner Frauches, assinaram a carta de intenção para que a Global Tour também aconteça em Maricá nos anos de 2024 e 2025.

“Agradeço à cidade de Maricá pela confiança no beach handebol em fazer esse evento de referência da modalidade no mundo. Vários países concorrem para poder sediar esse evento e Maricá teve a ousadia de trazer para cá, encantando o mundo todo com uma super estrutura na praia. Quem fizer evento de beach handebol agora terá que fazer no padrão de Maricá. O handebol se sente muito acolhido e eu tenho certeza que o beach handebol vai deixar um legado para os iniciantes e jovens da cidade que queiram praticar o esporte”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Handebol.

Secretário de Esporte e Lazer, Carlos Vagner Frauches explicou que a cidade conta com diversos pontos favoráveis para realizar o evento.
“Temos esse cenário lindo que a natureza nos proporcionou. E a construção de todo o projeto com nossos alunos das escolas públicas e dos projetos sócioesportivos que tiveram a oportunidade de vivenciar com os atletas e treinadores e jogar o hand beach. A economia no município também reacendeu desse movimento, a interação do público com as equipes, a simpatia dos atletas. Tudo isso foi super favorável para a realização do evento e para a construção de novas propostas que poderão vir no próximo ano”, explicou Carlos Vagner.

Presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal, Filipe Bittencourt disse que o evento é importante por causa da política que o município vem tendo de ampliar o número de modalidades e incentivar os maricaenses à prática esportiva.

“Um evento grande como esse, com várias seleções, elevando o nome da cidade no cenário mundial da modalidade para a gente é fundamental. Tenho certeza que vão sair muito jovens e muitas crianças daqui com vontade de praticar essa modalidade. E é nisso que Maricá tem que investir, para deixar um legado da prática esportiva no município”, frisou o vereador.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e teve entrada gratuita.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo