Notícias de Maricá

Obras do empreendimento MARAEY completam um mês na Restinga de Maricá

Após mais de 13 anos em processo de licenciamento ambiental, as obras do empreendimento turístico-residencial MARAEY iniciaram no começo de abril e completaram um mês no dia 3 de maio. Atualmente, a IDB Brasil trabalha no preparo do canteiro de obras e no manejo da fauna e flora, ou seja, toda espécie encontrada no local de obras, seja ela animal ou vegetal, é retirada e remanejada.

Segundo a empresa, no primeiro mês de obras mais de 4.500 plantas e 30 animais foram remanejados. Entre espécies vegetais foram 3.600 bromélias, 300 aráceas, 150 cactos e 100 orquídeas. “O resgate e realocamento da fauna e flora são parte fundamental do compromisso de MARAEY com a preservação do patrimônio natural da região.” publicou a empresa.

Empregos

Nessa primeira etapa, poucos colaboradores trabalham no preparo do canteiro de obras. Segundo a empresa, o empreendimento deve gerar em torno de 30 mil vagas diretas e indiretas durante toda a obra. Vale lembrar que o projeto de MARAEY prevê a construção de três hotéis (Ritz-Carlton, JW Marriott e RockInRio Autograph Collecion); além de shopping, universidade, hospital particular e clube de tênis e esportes, centro equestre, além de um resort ao lado de Itaipuaçu e um observatório oceanográfico próximo à Barra de Maricá.


Aldeia Indígena

Há no local desde 2013 uma ocupação indígena trazida pelo prefeito anterior que não está integrada ao projeto. A prefeitura, no entanto, parece não estar se mobilizando para resolver o problema criado há uma década. Os indígenas da Aldeia Mata Verde Bonita protestaram contra as obras do MARAEY próximo ao Dia dos Povos Indígenas. Eles não possuem qualquer documentação sobre as terras e querem uma solução definitiva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo