CulturaLazerNotícias de Maricá

Maricá: Confira os filmes em cartaz no ‘Cine Henfil’

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Maricá divulgou a programação do Cine Henfil para o segundo fim de semana de funcionamento, de sexta-feira (19/05) a domingo (21/05). As sessões ocorrerão em três horários: às 15h, 17h e 19h, abrangendo tanto filmes voltados para o público infantil como para o público adulto. O melhor de tudo é que as sessões são gratuitas!

O Cine Henfil, administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), oferece um ambiente acolhedor com capacidade para acomodar até 200 pessoas. O espaço conta com 190 assentos comuns, quatro assentos para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e dois para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, possui equipamentos cinematográficos modernos, incluindo uma tela de projeção e um projetor de áudio e vídeo de alta qualidade.

Durante a semana, de terça a quinta-feira, o Cine Henfil oferece sessões voltadas para o projeto Cine Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, apresentando uma programação temática especial para alunos e educadores. Já de sexta a domingo, com sessões marcadas para 15h, 17h e 19h, os ingressos são distribuídos gratuitamente na bilheteria antes do início dos filmes.

Programação:
Sexta-feira (19/05)
19h20 – Jorge, Um Brasileiro – Classificação indicativa: 14 anos / Ano: 1988 / Duração: 1h53 / Drama / Direção: Paulo Thiago

Sábado (20/05)
15h – Curtas infantis – Classificação Indicativa: Livre / Duração: 1h28 / Direção: vários
– Picolé, pintinho e pipa – tempo: 15 min.
– Lá do alto – tempo: 8 min.
– A distração de Ivan – tempo: 17 min.
– Mandinga – tempo: 14 min.
– Tempo de criança – tempo: 12 min.
– Eu sou um samba – tempo: 11 min.
17h15 – Iracema, Uma Transa Amazônica – Classificação Indicativa: 16 anos / Ano: 1975 / Duração: 1h31 / Drama / Direção: Orlando Senna, Jorge Bodanzky
19h15 – O Fim e o Princípio – Classificação indicativa: Livre /Ano: 2005 / Duração: 1h50 / Documentário / Direção: Eduardo Coutinho

Domingo (21/05)
15h – Curtas infantis Animações – Classificação Indicativa: Livre / Duração: 1h28 / Direção: Marcelo Marão
– Cebolas são azuis (12 min / 1996)
– Pelotas de regurgitação (06 min / 2000)
– chifre de Camaleão (01 min / 2000)
– O arroz nunca acaba (08 min / 2005)
– seu dente e meu bico (01 min / 2006)
– O anão que virou gigante (10 min / 2008)
– O muro era muito alto (08 min / 2009)
– Até a China (15 min / 2015)
– Eu queria ser um monstro (04 min / 2019)
17h15 – Partida – Classificação Indicativa: 14 anos / Ano: 2020 / Duração: 1h34/ Documentário/ Direção: Caco Ciocler
19h15 – Terra Estrangeira – Classificação indicativa: 16 anos / Ano: 1995 / Duração: 1h40 /Drama / Direção: Daniela Thomas, Walter Salles

Sinopses
Jorge, Um Brasileiro: Jorge é um caminheiro que, como diversos outros, enfrenta a vida difícil no universo dos caminhoneiros que atravessam o país para chegar aos destinos mais distantes, com uma infraestrutura totalmente precária das estradas. Depois de brigar com a sua companheira Sandra, ele sai para mais uma viagem, e relembra os fatos mais marcantes de sua vida, suas aventuras e os amigos da estrada.

Iracema, Uma Transa Amazônica: O filme é na realidade um auto-retrato da população da Transamazônica. Retrata realisticamente os problemas da região. Conta a história de uma menina do interior, que vai a Belém com a família para pagar promessa na festa do Sírio Nazaré. O novo meio e as companhias que encontra levam a menina à prostituição. Conhece num cabaré um motorista de caminhão Tião Brasil Grande, negociante de madeira. Influenciada pelas outras prostitutas ela quer ir para os grandes centros ( São Paulo e Rio) e pega carona com o motorista.

O Fim e o Princípio: Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores – na maioria idosos – contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.

Partida: O diretor Caco Ciocler, motivado pelas movimentações políticas, resolveu partir para uma jornada. Ao lado de um grupo de cineastas, convidou a atriz Georgette Fadel (de Banquete) – viajar até o Uruguai e passar o réveillon com o ex-presidente Pepe Mujica. Como nem tudo são flores, a viagem conta com a presença de Léo Steinbruch, um empresário que possui opiniões completamente divergentes às de Fadel.

Terra Estrangeira: Anos 90. Sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco (Fernando Alves Pinto) decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), brasileira namorada de Miguel (Alexandre Borges), todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas em um pesadelo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo