Aeroporto de Maricá recebe alunos de Escola Municipal
A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável pelo Aeroporto de Maricá, proporcionou uma experiência educativa aos alunos da Escola Municipal Lucimere Rodrigues de Melo, localizada em Inõa. No último sábado (20/05), vinte e uma crianças de 4 a 5 anos tiveram a oportunidade de visitar as instalações do aeroporto.
Lucimara dos Santos, orientadora pedagógica da escola, acredita que esse tipo de passeio amplia os horizontes e as possibilidades dos alunos ao conhecer, de forma prática, o funcionamento de um aeroporto. Ela destaca o interesse despertado nas crianças, que podem se envolver mais nesse campo. Embora nem todos almejem se tornar pilotos, eles passam a desejar ter um maior contato com esse meio de transporte após a experiência pessoal. Talvez isso aumente o interesse em viajar de avião. Embora alguns alunos já tenham voado, essa não é a realidade de todos, nem da maioria.
A visita faz parte do projeto educativo “Manual de gerenciamento e segurança operacional (MGSO)”, desenvolvido pelo setor de Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) do Aeroporto de Maricá. O objetivo é ensinar, de maneira lúdica, sobre a aviação como meio de transporte, ao mesmo tempo em que conscientiza e aproxima os alunos do ambiente aeroportuário.
Frederico Ferreira, coordenador do SGSO do Aeroporto de Maricá, explicou que a Escola Lucimere Rodrigues de Melo teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do aeroporto, interagir com uma aeronave, conversar com o comandante, observar o trabalho do Corpo de Bombeiros e aprender mais sobre as profissões relacionadas à aviação. Ele acredita que essas visitas auxiliam na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, levando-os para a vida dos alunos.