Notícias de MaricáSaneamento Básico

Empresa de saneamento de Maricá assina contrato para instalação de ETE’s compactas durante Congresso

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) assinou contrato com a empresa ECTAS Saneamento para instalação de Estações de Tratamento de Esgoto compactas em Maricá na última terça-feira (23), durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Presenciaram a formalidade o presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) Rodopiano Marques Evangelista e o secretário executivo Francisco Lopes.

A parceria representa uma grande vitória para a Companhia e para a cidade de Maricá, já que o contrato permitirá que a Sanemar realize a instalação de ETEs compactas para redes de esgotamento sanitário que são distribuídas pelo município com mão de obra própria.

“Estamos muito felizes, formular o edital e chegar até essa etapa foi um desafio, mas estamos aliviados que agora no segundo semestre vamos poder dar esse grande passo adiante”, celebrou a presidente Rita Rocha.

Durante a solenidade, o presidente da ASSEMAE, órgão responsável por tratar de serviços municipais de saneamento, discursou sobre a importância de ampliar a perspectiva do saneamento público municipal por meio de parcerias de inovação, e citou Maricá como referência no trabalho de esgotamento sanitário.

“Nós temos o que mostrar. Maricá já é modelo para o Brasil, então significa que os modelos municipais funcionam e funcionam muito bem”, afirmou o presidente.

O Congresso da Abes é considerado um dos mais importantes eventos de saneamento ambiental do Brasil. No evento, colaboradores de todo o país apresentam, discutem e planejam ações em prol da universalização do saneamento. O fórum ocorreu entre os dias 21 e 24 de maio, e contou com a presença de mais de 20 companhias, que apresentaram trabalhos e casos de inovação no setor. Representantes de diferentes setores da Sanemar participaram do congresso, como a Diretoria Técnico Operacional, Diretoria Comercial, Diretoria Jurídica e de Gestão Corporativa, além da Presidência.

“Participar de um evento excelente como a ABES é a oportunidade ideal para expandir os horizontes no que diz respeito a saneamento. Tivemos a oportunidade de aprender e nos enriquecer de conhecimento, de troca de experiências, para voltar para o nosso município com uma bagagem muito maior”, disse Roberta Cardoso, diretora do setor Técnico Operacional da Sanemar.

Neste ano, a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes) teve edição ampliada, realizada simultaneamente ao Congresso da ABES, com novidades em tecnologia e inovação. Na oportunidade, além de empresas públicas, mais de 90 expositores marcaram presença, reunindo os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento, inclusive fabricantes de produtos que a Sanemar utiliza nos serviços diários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo